segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Medalhistas olímpicos incentivam futuros campeões nos jogos escolares


Olimpíadas em Curitiba


principal
Campeões olímpicos como Emanuel, Vanderlei Cordeiro, Daiane dos Santos, Dyego Hipólito e o nadador Henrique Rodrigues vão acompanhar e incentivar futuros medalhistas durante os 10 dias das Olimpíadas Escolares 2011, que pela primeira vez acontecem em Curitiba. A competição foi aberta na noite de sexta-feira (2), , na Universidade Positivo, na presença de duas mil pessoas. O campeão de vôlei de praia Emanuel acendeu a tocha olímpica e emocionou a todos.
“É uma grande honra para mim acender a pira olímpica e oficializar o início dos jogos em minha cidade. Esta é a maior Olimpíadas Escolares da história, com número recorde de participantes, e tenho certeza de que os atletas irão desfrutar cada momento, com uma competitividade saudável que irá resultar em um grande espetáculo esportivo”, disse Emanuel.
Maior competição esportiva estudantil do país, as Olimpíadas Escolares  serão disputadas por aproximadamente 3.600 atletas de 24 estados, além de delegações de Curitiba e do Distrito Federal. Formada por 165 pessoas, entre atletas e comissão técnica, Curitiba tem uma das maiores delegações dos jogos. São 141 atletas, que competirão em 11 modalidades esportivas nas categorias masculino e feminino. 
Promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com a Prefeitura de Curitiba e governo estadual, as Olimpíadas acontecerão em 13 praças e ginásios esportivos da cidade, que receberão competições de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além do badminton, que é novidade no torneio.
“É uma honra para todo o estado receber as Olimpíadas Escolares, pois sabemos que o esporte educa, disciplina e socializa, resultando no desenvolvimento físico e saudável dos jovens”, disse o governador Beto Richa, que abriu a competição. Também prestigiaram daabertura o diretor-geral do COB, Edgar Hubner; o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns; o secretário estadual do Esporte, Evandro Rogério Roman, e o secretário estadual  para a Copa do Mundo 2014, Mário Celso Cunha.
 
“A realização das Olimpíadas Escolares demonstra o comprometimento de Curitiba em investir e aprimorar o desenvolvimento de atividades esportivas, oportunizando aos jovens a experiência de participarem de diversas competições de alto nível”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, também presente na cerimônia de abertura.
 
Oito medalhistas olímpicos, embaixadores da competição, participaram da abertura dos jogos: o curitibano e campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego; o nadador curitibano Henrique Rodrigues (campeão pan-americano e já classificado para as Olimpíadas 2012, em Londres); o maratonista Vanderlei Cordeiro; o atleta olímpico de taekwondo Diogo Silva; o ciclista Hernandez Quadri; a campeã panamericana de Ginástica Rítmica Angélica Kvieczynski; a judoca Edinanci Fernandes e o mesatenista Hugo Hoyama.
 
Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia de abertura, o nadador curitibano e beneficiário da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte Henrique Rodrigues entrou no ginásio carregando a tocha Olímpica, que foi repassada para cada um dos embaixadores. O último a recebê-la foi o curitibano e medalhista olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego, que acendeu a pira olímpica da competição.
 
Cidade-sede - As Olimpíadas Escolares sempre abrem espaço para que a cidade-sede da competição tenha uma delegação própria, criando a oportunidade para que os atletas locais que não façam parte da equipe do estado tenham oportunidade de participarem dos jogos.
 
Por não representarem um estado, e desta forma não poder entrar na disputa geral da Categoria Especial, a delegação da cidade-sede participa das Olimpíadas Escolares junto com os estados que disputam a divisão de acesso da competição.
 
Em conjunto com a delegação do Estado, o Paraná conta com aproximadamente 300 atletas na competição, disputando todas as modalidades.
 
Locais das competições - Universidade Positivo (R. Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido); Clube Curitibano (Av. Pres. Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde); ASPP (R. Ulisses Vieira, 2303 – Santa Quitéria); Paraná Esporte (R. Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020 – Capão da Imbuia); Colégio Marista Paranaense (R. Bispo Dom José, 2674 – Batel); Colégio Expoente (Água Verde - Dr. Pedro A. M. Barreto Monclaro, 411 – Água Verde); PUC PR (R. Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho); Colégio da Polícia Militar do Paraná (R. José Ferreira Pinheiro, 349 – Portão); Colégio Santa Maria (R. Prof. Joaquim M. Barreto, 98 – São Lourenço); SESC da Esquina (R. Visconde do Rio Branco, 969 – Centro); UniBrasil (R. Konrad Adenauer, 422 – Tarumã); Universidade Tuiuti do Paraná – Sede Jardim Schaffer (R. José D. M. Carvalho,253 – Jardim Schaffer); Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR (Av. Sete de Setembro – Rebouças).