sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Curitiba: desfile de Luz termina hoje


principal
Nesta  sexta-feira (23), às 21h30,  s última apresentação do Desfile de Luz, na Rua XV de Novembro.  O espetáculo integra a Galeria de Luz, montada pela Prefeitura no calçadão da XV entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto, e que desde o dia 1º de dezembro recebeu a visita de 450 mil pessoas.
A Galeria de Luz é uma criação do artista italiano Valerio Festi. Ela é acesa com o espetáculo Desfile de Luz no qual bailarinos e malabaristas surgem em palcos móveis e passam em frente à galeria para interpretar a história do Natal com narração do ator curitibano Luís Melo.
O Desfile de Luz tem 40 minutos duração e 90% dos técnicos e artistas envolvidos são de Curitiba. Entre eles estão integrantes da companhia de Dança Masculina de Jair Moraes, coreógrafo e primeiro bailarino do Ballet Teatro Guaíra. A companhia é um projeto de caráter social que busca novos talentos masculinos para a dança.
O artista - A Galeria de Luz é apresentada pela primeira vez no Brasil. O criador Valerio Festi é conhecido por conceber eventos e instalações com linguagem estética e poética que se tornaram referência no mundo. A homenagem no aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, e as arquiteturas de luz das Galeries Lafayette, em Paris, são alguns deles.
Essa é a segunda vez que o Studio Festi prepara um espetáculo para Curitiba. A primeira foi em junho, em frente ao Paço da Liberdade, para o Mia Cara Curitiba, semana em comemoração aos 150 anos da unificação da Itália.
A intenção é fazer com que novos espetáculos do gênero marquem o Natal dos próximos anos. A cada ano, o show será dedicado à cultura de um país cujos povos marcam a cultura do Paraná. Neste primeiro Natal, a homenagem é para a Itália.
O circuito de Natal de Curitiba se encerra nesta semana também com as feiras especiais, que ocupam as praças Osório e Santos Andrade até a sexta-feira (23).
A programação completa do Natal da cidade está no site www.curitibacapitaldonatal.com.br.