sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prefeito Ducci anuncia linha de crédito especial para pequeno empreendedor

principal
O prefeito Luciano Ducci anunciou na noite da quarta-feira (23), durante a formatura de 1.600 alunos do programa Bom Negócio, uma linha de crédito especial para pequenos empreendedores, a juros menores e sem burocracia, em uma parceria com o governo do Estado. O financiamento estará disponível a partir de fevereiro de 2012.
"A partir de fevereiro do ano que vem, o pequeno empreendedores poderá solicitar o financiamento nas Ruas da Cidadania, com toda facilidade, e com esse novo crédito ampliar seu negócio, investir em marketing, modernizar a atividade", afirmou o prefeito.
Luciano Ducci parabenizou os formandos do Bom Negócio, lembrando que por anda na cidade encontra comerciantes e pequenos empresários capacitados pelo programa. "Todos crescendo, ampliando seu negócio, gerando renda e emprego", disse. "E quero continuar encontrando vocês nos bairros, me contando histórias de sucesso".
A formatura reuniu 2.800 pessoas, no Restaurante Madalosso. O prefeito Luciano Ducci lembrou as primeiras capacitações do Bom Negócio, em 2005, e mostrou como o programa cresceu, formando até agora 12 mil empreendedores.
"Temos a certeza de que esse programa vem melhorando a vida de muitasfamílias e gerando emprego por toda a cidade", disse o prefeito. "Agora, por convênio com o governo do Estado, o governador Beto Richa levará o programa ao Paraná inteiro", acrescentou.
O orador da turma de formandos, o pequeno empreendedor Emerson Figueira Novaes, agradeceu a Prefeitura e a Agência Curitiba de Desenvolvimento, que coordena o Bom Negócio pela oportunidade de participar do programa e de mudar de vida, a partir dos conhecimentos adquiridos nas capacitações.
"Temos as ferramentas para nos aperfeiçoarmos profissionalmente, fornecidas pela Prefeitura. Agora não podemos parar por aqui, por nosso grande desafio vem agora, que é colocar em prática o que aprendemos, começando uma nova etapa em nossa vidas", afirmou Emerson.
Sheila Rosana Santos, uma das formandas, tem um ateliê de costura, que funcionava na informalidade. "Com o Bom Negócio, aprendi muito. O programa me deu um gás, uma energia nova para mudar o curso do meu negócio, tudo isso em um mês. É uma experiência que vou levar para a vida toda", contou. "A Prefeitura e a Agência Curitiba estão de parabéns por esse trabalho.
Participaram da formatura do Bom Negócio o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly e o presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho. Também o presidente da Agência Curitiba, Gilberto Camargo, o presidente do Grupo Spei, Ailton Dorl, o presidente da Faciap, Ardisson Ackel, o gerente regional Centro-Sul do Sebrae, José Castelo Campos, instituições parceiras do programa.
Estavam presentes também os vereadores João do Suco, líder do governo na Câmara Municipal, Jair Cesar, Serginho do Posto, Professor Galdino, Tico Kuzma e Juliano Borghetti e os administradores das Regionais Boa Vista, Janaína Gehr, do Pinheirinho, Fernando Janz, da Matriz, Luiz Hayakawa, do Portão, Gilberto Bedin, do Cajuru, Maria Izabel de Paula, da CIC, José Dirceu de Matos, e de Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl.
Resultados - O Bom Negócio oferece cursos de capacitação gratuitos a micro e pequenos empreendedores, formais ou não, que recebem conhecimentos teóricos e práticos em cinco módulos - Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica.
"O Bom Negócio é um dos grandes programas de sucesso da Prefeitura. O programa leva a empreendedores conhecimentos e qualificação, o que tem proporcionado resultados importantes para o desenvolvimento da cidade, com a geração de empregos e aumento da renda da população nos bairros", diz o prefeito Luciano Ducci.
Em 6 anos de atividades, as capacitações do Bom Negócio em todas as Regionais da Prefeitura já certificaram 12 mil empreendedores. "O Bom Negócio é uma estratégia para o desenvolvimento econômico local da cidade", diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Camargo. A Agência coordena o programa.
O programa tem a duração de 23 dias e as aulas são ministradas no período noturno (19 às 22hs), nos bairros e prioritariamente em escolas municipais. A divulgação é efetuada de “porta em porta”, onde os divulgadores visitam os estabelecimentos comerciais e convidam a comunidade para participar do Programa. Mais de 87 mil estabelecimentos já foram visitados.
O programa é gratuito, mas os participantes são incentivados a doar alimentos no momento da inscrição. Até outubro de 2011, o Bom Negócio arrecadou 103,4 toneladas de alimentos que foram doadas a 491 instituições escolhidas pelos próprios empreendedores, sempre na região onde moram.
O Bom Negócio também incentiva o associativismo. Desde abril de 2005, o programa ajudou na formação de 347 redes de negócios, formando 14 associações comerciais de bairros. Pesquisas mostram que o programa tem 93% de satisfação dos participantes.