quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bom Negócio forma mais 1.600 empreendedores


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Na noite desta quarta-feira (23) Curitiba premia 1600 novos empreendedores com a entrega, pelo prefeito Luciano Ducci, de certificados de conclusão de cursos aos alunos do programa Bom Negócio. O evento de formarura será no Restaurante Madalosso.
"O Bom Negócio é um dos grandes programas de sucesso da Prefeitura. O programa leva a empreendedores conhecimentos e qualificação, o que tem proporcionado resultados importantes para o desenvolvimento da cidade, com a geração de empregos e aumento da renda da população nos bairros", diz o prefeito Luciano Ducci.
O sucesso do Bom Negócio deu a Luciano Ducci o prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae. O prêmio foi entregue no início deste mês, durante a Convenção da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Foz do Iguaçu. Na convenção, Luciano Ducci e o governador Beto Richa assinaram um termo de cooperação pelo qual o governo do Estado lança o Bom Negócio Paraná.
 
Em 6 anos de atividades, as capacitações do Bom Negócio em todas as Regionais da Prefeitura já certificaram 12 mil empreendedores. "O Bom Negócio é uma estratégia para o desenvolvimento econômico local da cidade", diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Camargo. A Agência coordena o programa.
O Bom Negócio oferece cursos de capacitação gratuitos a micro e pequenos empreendedores, formais ou não, que recebem conhecimentos teóricos e práticos em cinco módulos - Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica.
O programa tem a duração de 23 dias e as aulas são ministradas no período noturno (19 às 22hs), nos bairros e prioritariamente em escolas municipais. A divulgação é efetuada de “porta em porta”, onde os divulgadores visitam os estabelecimentos comerciais e convidam a comunidade para participar do Programa. Mais de 87 mil estabelecimentos já foram visitados.
O programa é gratuito, mas os participantes são incentivados a doar alimentos no momento da inscrição. Até outubro de 2011, o Bom Negócio arrecadou 103,4 toneladas de alimentos que foram doadas a 491 instituições escolhidas pelos próprios empreendedores, sempre na região onde moram.
O Bom Negócio também incentiva o associativismo. Desde abril de 2005, o programa ajudou na formação de 347 redes de negócios, formando 14 associações comerciais de bairros. Pesquisas mostram que o programa tem 93% de satisfação dos participantes.
SAIBA MAIS
O Programa Bom Negócio iniciou em Abril de 2005, no Jardim Gabineto, Xaxim e Bairro Alto, onde foram certificados, na oportunidade, 82 empreendedores. Até o momento já percorreu 396 microrregiões da cidade de Curitiba em 65 bairros, certificando 12.171 empreendedores.
Em 2009, o Bom Negócio foi implantado na cidade de Araucária, por intermédio de uma parceria entre os municípios, e já qualificou mais 503 empreendedores. Somente em 2011 esteve em 41 bairros e capacitou 1.602 empreendedores.
Resultados:
1. Mais de 12 mil empreendedores certificados em Curitiba;
2. 396 microrregiões atendidas em 65 bairros da cidade
3. Mais de 500 empreendedores certificados em Araucária;
4. 35% dos participantes (1/3 daqueles que foram certificados) apresentaram aumento significativo de faturamento;
5. 56% investiram em seus negócios, após a participação no Programa – investimentos em infra-estrutura, aquisição de máquinas e equipamentos, investimento em TI e em capacitação de pessoal;
6. Mais de 3500 empregos diretos gerados nas empresas participantes do Programa;
7. 14 associações comerciais de bairro foram criadas com estímulo do programa.