quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Barigui vira centro de debate de políticas ambientais para América Latina


principal
O Salão de Atos do Parque Barigui é o centro das discussões sobre o meio ambiente da América Latina. Desde segunda-feira (21) até esta quarta-feira (23), o local recebe o encontro da Rede de Autoridades Ambientes para a América Latina e Caribe. O presidente da Rede é o prefeito Luciano Ducci.
“Curitiba é nesta semana o centro de debates em torno da sustentabilidade ambiental, tema de grande relevância que estará em discussão na Rio + 20, no ano que vem. Temos aqui uma excelente oportunidade de trocar experiências sobre a relevância de ações ambientais urbanas”, disse o prefeito Luciano Ducci.
O prefeito curitibano foi eleito presidente da Rede de Autoridades para Gestão Ambiental em Cidades da América Latina e Caribe, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima, realizada na  Cidade do México, em novembro do ano passado.
Na abertura do evento, o professor, escritor e construtor de São Paulo Augusto de Franco fez palestra sobre o papel das redes na construção de sociedades sustentáveis. A programação do seminário segue durante toda esta terça-feira (22) e será finalizada na quarta. (Veja a programação completa abaixo).
Participam do encontro gestores ligados à administração pública de cidades como Bogotá (Colômbia), Cidade do México, Quito (Equador), San José (Costa Rica), Buenos Aires e Santa Fé (Argentina), Santiago (Chile), entre outras. Gestores de cidades da Região Metropolitana de Curitiba também participam do evento.
Sociedades sustentáveis - A pauta principal do seminário é sobre "O papel das redes na construção de sociedades sustentáveis”. Também são discutidos temas prévios para a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) Rio +20, que acontecerá em 2012 e celebra os 20 anos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que aconteceu no Rio em 1992. "No encerramento das atividades será feito um documento da Rede para ser apresentado na Rio +20", explicou a secretaria municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.
Martha Perdomo, representante da Rede de Autoridades para Gestão Ambiental em Cidades da América Latina e Caribe de Bogotá, Colômbia, explicou que a Rede existe há 10 anos e esse seminário é realizado uma vez por ano. "Aqui vamos fazer um balanço desses 10 anos e uma prévia do que será discutido na Rio +20. Curitiba é um exemplo para toda a América Latina como planejamento urbano e sustentabilidade ambiental", explicou.
Programação:
22/11/2011 - Terça Feira
8h30 às 10h
 - Palestra – Fábio Feldmann
Mudanças Climáticas: Programas e soluções
10h15 às 11h45 - Programas e soluções - “Mudanças Climáticas”
Apresentações de experiências
  Cidade do México
  Cidade de Quito
11h45 às 12h30 - Trabalhos em grupos - “ Fóruns locais de mudanças climáticas”
Temática básica do diálogo:
- Perda da biodiversidade
- REDAALC – Articulação dos fóruns de mudanças climáticas
- Planos de vulnerabilidade e medidas mitigatórias.
14h30 às 16h - Programas e soluções – “ Biodiversidade Urbana”
Apresentações de experiências
Cidade de Bogotá e Cidade de Curitiba
16h30 às 17h30 - Trabalhos em grupos – Educação Ambiental e os indicadores para a conservação da biodiversidade urbana”.
- Educação Ambiental para a conservação da biodiversidade urbana
- Bioindicadores
- Áreas protegidas
18h30 às 19h – Plenária de encerramento com apresentações das propostas do encontro
23/11/2011 Quarta Feira
8h30 às 12h - Assembléia da Rede de Autoridades Ambientais para a América Latina e Caribe