terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ippuc promove oficina sobre impactos ambientais na Copa



Pegada de Carbono

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sediará nos dias 20 e 21 de outubro (quinta e sexta-feira) uma oficina sobre Pegada de Carbono na Copa do Mundo de 2014. O evento é uma parceria da Embaixada Britânica com o Ministério do Meio Ambiente, que trarão a Curitiba a consultoria britânica Useful Simple Projects, responsável pela medição das emissões de carbono na preparação de Londres para os jogos olímpicos de 2012.
Pegada de Carbono é a forma de medir a quantidade de poluentes que causam o aquecimento global como o dióxido de carbono (CO2), que são lançados no meio ambiente por meio das atividades humanas. “Será uma grande oportunidade de capacitação das cidades-sedes do mundial para elaborarem a pegada de carbono, e pensarem em formas de atenuar os impactos ambientais na Copa 2014”, diz o secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho.
A oficina é destinada a técnicos municipais, do governo estadual, do Ministério do Meio Ambiente, do Atlético Paranaense e do Conselho da Cidade de Curitiba. “Por se tratar de uma oficina com informação técnica, e pelo próprio intuito da capacitação, priorizamos as áreas e órgãos de maior afinidade com o assunto e que estão diretamente envolvidos nos preparativos da cidade para o mundial”, diz Suzana Lins da Costa, Assessora Técnica da Copa de 2014.