sábado, 1 de outubro de 2011

Comunidade Escola chega a 90 unidades



principal

Mais uma escola municipal de Curitiba passará a abrir as portas nos fins de semana com atividades gratuitas de lazer, esportes e cidadania para os moradores do bairro. Neste sábado (1), a partir das 10h, a escola Raoul Wallenberg, no Butiatuvinha, promoverá um evento festivo para marcar a implantação do programa Comunidade Escola na unidade.  
Com a entrada da Raoul Wallenberg, que pertence à Regional de Santa Felicidade, já são 90 escolas da rede municipal de ensino que integram o programa. Até dezembro, mais duas escolas receberão o programa.
“Até o final de 2012, nosso objetivo é ter 100 escolas de Curitiba com o programa, ampliando ainda mais os benefícios sociais à população”, diz a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Desde que foi criado pela Secretaria Municipal da Educação, em 2005, o Comunidade Escola soma cerca de 9 milhões de atendimentos e 150 mil atividades.
O programa acumula experiências positivas, como as oficinas de geração de renda, que levam capacitação a jovens, adultos e idosos, e as diversas atividades esportivas e culturais que mobilizam os moradores dos bairros - especialmente crianças e adolescentes, afastando a população jovem da violência e do uso de drogas.
De acordo com o coordenador do Comunidade Escola, Luciano Martins de Oliveira, as atividades oferecidas nas escolas que integram o projeto devem atender cinco eixos: educação e cidadania, geração de renda, cultura, saúde, esporte e lazer.
Os cursos e atividades, que acontecem aos sábados e domingos, das 9h às 17h, são ministrados por voluntários e abertos à comunidade. Hoje, o programa envolve cerca de 800 voluntários e 290 instituições parceiras, entre ONGs e órgãos públicos e privados, além de equipes de outras secretarias municipais.
 
Crescimento - As estatísticas do primeiro semestre de 2011 mostram que, a cada fim de semana há, em média, 50 mil participações de moradores de Curitiba. Entre janeiro e julho, o Comunidade Escola realizou 1,5 milhão de atendimentos em 89 escolas.
A secretária da Educação vem testemunhando o crescimento do programa desde que ele foi implantado em 2005, inicialmente em nove escolas. Ela foi a primeira coordenadora do Comunidade Escola.
“A escola tem seu lugar de referência positiva garantido nas comunidades”, afirma a secretária. “O programa reforça esse posicionamento. A população sabe que nas escolas há segurança, educação e atividades saudáveis para todos”, complementa. 
Para Liliane, uma das razões para o avanço do Comunidade Escola é que o programa não é focado somente nos alunos da rede pública municipal. “É um projeto que envolve e integra estudantes, suas famílias, moradores dos bairros no entorno das escolas, empreendedores, voluntários e instituições parceiras”, comenta.
Luciano Martins observa que o Comunidade Escola é bem-sucedido, também, porque cria oportunidades para as pessoas e fortalece laços entre a comunidade. Em seis anos de existência, o programa colaborou para melhorar a segurança nas áreas onde as escolas abrem nos finais de semana.  
“O Comunidade Escola reforça a sensação de pertencimento das pessoas. Percebemos que os frequentadores passam ter um cuidado especial com a escola, com os equipamentos e serviços oferecidos, e desenvolvem relacionamento positivo com os voluntários orientadores de cursos e de atividades”, comenta. “O programa mostra que a escola é de todos”, afirma o coordenador. 
A festa - A implantação do programa na escola Raoul Wallenberg será comemorada neste sábado, a partir das 10h, em festa com a presença da secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, do coordenador do Comunidade Escola, Luciano Martins de Oliveira, e da chefe do Núcleo Regional de Educação de Santa Felicidade, Denise Lipinski Rutkoski.
Também participarão integrantes da equipe da secretaria e de outros órgãos da Prefeitura participantes do projeto, além de estudantes, voluntários e moradores da região. Haverá apresentações de dança, música e fanfarra.
A Escola Municipal Centro de Educação Integral Raoul Wallenberg fica na Rua Hermenegildo Luca, 2.400, no Butiatuvinha. Pertence à Administração Regional de Santa Felicidade, que tem 170 mil habitantes e outras oito escolas com o programa Comunidade Escola