domingo, 4 de setembro de 2011

Ippuc mapeia dados para Polo Logístico de Curitiba


Distribuição de cargas


    O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez um levantamento de dados para compor o estudo de implantação do Polo Logístico na cidade. O trabalho coordenado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento tem convênio de US$ 850 mil, com recursos a fundo perdido do Banco Interamericado no Desenvolvimento (BID).
No levantamento, a diretoria de Supervisão de Informações do Ippuc pesquisou dados de vários órgãos público como Detran, Diretran, IBGE, além de empresas privadas e o banco de dados do próprio instituto. O trabalho levou cerca de um mês e envolveu diretamente 12 funcionários.  
O mapeamento do Ippuc mostrou, por exemplo, 344 depósitos de cargas e descargas em Curitiba. No levantamento consta a distribuição por bairros e tipo de cargas. Também foram identificadas 1.586 transportadoras em atividade na cidade, além do mapeamento de áreas de EstaR para carga e descarga, localização dos grandes geradores de fluxo como shoppings e supermercados.
“O Plano Logístico de Curitiba depende da quantidade e, principalmente, da qualidade das informações, por isso o empenho da equipe foi grande”, afirma o supervisor de Informações do Ippuc, Lourival Peryel.
Ainda serão feitas pesquisas de origem e destino de veículos de carga na área urbana e a contagem classificada de veículos (particular, público e cargas) em pontos de intersecção de cruzamentos selecionados pelo Ippuc.
Ao final, o trabalho irá sugerir as melhorias que podem ser implantadas na cidade, como centros de distribuição em alguns pontos para reduzir o trânsito de cargas. Pelo estudo será feito o diagnóstico do transporte de carga que passa pela cidade e o fluxo de mercadorias que circula por Curitiba e região metropolitana.
O projeto também prevê a implantação de medidores e indicadores para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O convênio pretende transformar Curitiba num modelo de logística urbana tanto para o Brasil quanto para a América Latina.
“É a primeira vez que vejo uma cidade da América Latina preocupando-se em recuperar uma área central com um estudo desse porte e ainda buscar tecnologia de logística da distribuição urbana de cargas que permitirá baixar os custos", disse o especialista em planejamento urbano e consultor do BID Juan Pablo Antún.