segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dentistas da rede municipal terão reajuste de 21%

principal
A Prefeitura vai conceder aos cirurgiões-dentistas do quadro municipal reajuste salarial de 21% entre os anos de 2012 e 2013, além dos percentuais correspondentes às negociações anuais (10% no primeiro ano e outros 10% no ano seguinte) e incidentes sobre os vencimentos de todos os servidores.
A proposta de reajuste apresentada aos dentistas é superior à média incorporada por trabalhadores das áreas pública e privada e reflete a atenção que a administração municipal dispensa à categoria para, dentro dos limites orçamentários, melhorar a sua remuneração.
“Nossos dentistas são parte importante do quadro da saúde pública de qualidade que faz de Curitiba referência no Brasil”, observa o prefeito Luciano Ducci. A proposta será estendida aos dentistas que ingressarem no quadro da Secretaria Municipal da Saúde a partir do concurso que a Prefeitura vai lançar no próximo dia 20.
Servidores - Curitiba conta com 646 dentistas que atendem em clínicas odontológicas em 110 unidades de saúde.
Deste total de postos de atendimento em odontologia, 107 estão em unidades básicas e de Saúde da Família, duas são Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), e uma é dedicada exclusivamente ao atendimento de pacientes com necessidades especiais.
Saúde bucal - É do trabalho das equipes de saúde bucal um dos melhores resultados registrados pela saúde pública de Curitiba. A cidade tem um dos mais baixos índices de cárie entre adolescentes com 12 anos. Em média, estudantes nessa faixa etária têm apenas 1, 2 dente com cárie ativa ou que já foram tratados ou, ainda, extraídos.
Em Curitiba são feitos cerca de 1,3 milhão de procedimentos odontológicos básicos anuais – como consultas, restaurações e curativos,  nos consultórios das unidades de saúde. São ações somadas ao trabalho educativo no ônibus do programa Cárie Zero, equipado com recursos lúdicos de educação em saúde para estimular o interesse de crianças e adolescentes pela própria saúde bucal.
Capacitação - Por meio do Cárie Zero, os dentistas também podem aprimorar conhecimentos em cursos modulares oferecidos, em média, a cada dois meses. A inserção desses profissionais na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco – formada por profissionais de saúde, educação e ação social - foi um dos temas dos módulos promovidos em 2011.
Além do público jovem, os dentistas também atentos ao diagnóstico precoce do câncer bucal em pacientes a partir dos 40 anos – fase em que, em especial os homens, podem apresentar sinais da doença e ser submetidos a tratamento nos CEOs ou em hospital com chances de sucesso. No primeiro semestre desse ano foram realizados 25,5 mil exames.
Investimentos - Para melhorar o acesso da população às especialidades odontológicas, a Secretaria Municipal da Saúde está tratando da implantação de mais um CEO. O novo serviço de saúde funcionará no Carmo, na Regional Boqueirão, a partir do ano que vem, e dividirá o atendimento com as atuais unidades Rosário e Sylvio Gevaerd.
Nos CEOs são feitos atendimentos especializados e eletivos de pacientes encaminhados pelas clínicas das unidades básicas e de Saúde da Família. Vão para os CEOs aqueles que, depois do atendimento inicial feito na rede de atenção primária, necessitarem de intervenções específicas. É o caso da endodontia (tratamento de canal), feito depois que o dentista da unidade básica faz o atendimento inicial, elimina a dor e prepara o paciente para o procedimento.
Também a partir de 2012, os dentistas poderão contar com a ajuda das centrais de Raio X odontológico e clínica de atendimento odontológico de casos de urgência, que funcionarão junto das unidades da rede de urgências médicas.
O objetivo é manter o Raio X e o consultório abertos no contraturno do horário de funcionamento da rede municipal, que já se encarrega dos casos de atendimento de rotina e também emergencial pela manhã e à tarde. A nova estratégia vai servir de apoio ao pronto-socorro odontológico do Hospital Cajuru e conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).