terça-feira, 16 de agosto de 2011

Saúde orienta sobre qualidade dos alimentos em casa


O prazo máximo de validade registrado nas embalagens dos alimentos expostos no comércio e a temperatura de conservação dos produtos são os mesmos que devem ser observados no armário ou na geladeira de casa. Por isso, se a data está próxima de vencer e a quantidade de produto é grande, o melhor a fazer é não comprar “ainda que o preço seja tentador”, ensina a nutricionista Sabrina Mendes, da Secretaria Municipal da Saúde. O mesmo vale para alimentos dentro da validade, mas que, por manutenção inadequada, apresentam sinais de deterioração - como coloração ou cheiro alterado.
principalO objetivo da dica é evitar gastos com itens que terão de ser descartados por não terem sido consumidos na data limite ou, então, mal conservados. Além do prejuízo material, se ingeridos depois do período recomendado, os alimentos podem provocar intoxicações alimentares. É o mesmo dano que podem ocasionar os alimentos dentro do prazo de validade, mas que tenham sido conservados incorretamente – fora da geladeira, em temperatura ambiente elevada demais ou sob umidade excessiva.
Em casa - Depois da compra, já em casa, é necessário observar bem a data de validade dos itens mantidos em embalagens fechadas de gêneros que não precisam ser consumidos imediatamente – como bolachas, massas, conservas, sucos e enlatados colocados na dispensa – e podem ser esquecidos. Também é importante estar atento à temperatura e à umidade dos locais onde eles serão guardados. O ideal são os locais frescos e secos.
Perecíveis que vão à geladeira e precisam ser colocados em recipientes adequados – como os frios fatiados, que vêm em bandejinhas ou em invólucros plásticos – também precisam ter a data de validade afixada, por exemplo, em etiquetas adesivas.
O cuidado com a data de validade, bem como a temperatura de conservação, é importante principalmente quando se tratam de
limentos como os frios e outros alimentos fracionados. Queijo, presunto, carnes e pescados, além de vegetais como melancia e abóbora são alguns exemplos. “Quando esses produtos são vendidos em fatias ou pedaços, aumenta a superfície em contato com o ar, o que facilita a contaminação e a deterioração”, explica Sabrina.
Outro cuidado importante é chamar a atenção dos demais moradores da casa sobre a importância de checar o prazo de validade e o aspecto dos alimentos antes do consumo. Assim, se quem comprou o produto esquecer de jogá-lo fora quando a validade vencer, ninguém corre o risco de comer algo já fora dos padrões de qualidade.
Doenças - Acompanhamento feito pelo Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde mostra que de 2007 até agora foram notificados 82 surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) em Curitiba, envolvendo um universo estimado em 2,4 mil pessoas.
Desse total, 711 adoeceram pela ingestão de alimento ou água contaminada e 2% delas precisaram ser hospitalizadas.
Segundo a médica veterinária Elvira Brandão, que acompanha a ocorrência de DTAs, a maior parte dos alimentos causadores de problemas de saúde foram produzidos e consumidos em lanchonetes, restaurantes e confeitarias, categorias de estabelecimentos periodicamente inspecionados pela Vigilância Sanitária, ou entregues em domicílio ou levados para comer em casa. Houve casos tanto de contaminação por uso de ingredientes contaminados ou por manipulação incorreta dos alimentos, como de deterioração e posterior ingestão dos produtos em casa.
Entre os sintomas das DTAs estão diarréia, dor abdominal, náusea, vômito, cefaléia (dor de cabeça) e febre. Nesses casos, é indicado procurar o serviço de saúde mais próximo e relatar o problema.
Check list dos alimentos
Antes das compras:- checar se o produto está dentro do prazo de validade 
- calcular se o prazo de validade restante é suficiente para o alimento ser consumido ou se há risco de descarte antes do consumo
- verificar o aspecto do produto (cheiro, coloração, embalagem íntegra)
- checar se o produto está no local adequado, de acordo com indicação do fabricante (como perecíveis em geladeira ou frezzer, chocolates em local fresco)
Em casa:
- colocar etiqueta com o prazo de validade nos recipientes domésticos onde ficarão os perecíveis.
- verificar se o produto foi guardado no lugar certo (geladeira ou local fresco)
- para evitar perdas, consumir ou processar os alimentos cujo prazo vencerá antes dos demais