sexta-feira, 8 de julho de 2011

Programas de prevenção às drogas chegaram a 132 mil pessoas


1º semestre


principal

Nos primeiros seis meses de 2011, os programas de prevenção da Secretaria Antidrogas de Curitiba atingiram um público superior a 132 mil pessoas. A tendência é que até o final do ano sejam superados os números de 2010, quando as atividades da secretaria contaram com pouco mais de 223 mil participantes. Em 2009, foram cerca de 136 mil participações.
O programa Bola Cheia, somente neste primeiro semestre, já alcançou 62,5% do público total atingido em 2010. No Bola Cheia, crianças e adolescentes de escolas e centros de educação municipais se reúnem nas sextas-feiras e sábados, entre 21h e 1h, para desenvolver práticas esportivas, culturais e educativas, sob a supervisão de profissionais da Secretaria Antidrogas.
Já a Caravana do Bem, que leva atividades culturais aos bairros através da unidade móvel, já ultrapassa 20 mil participações em 2011 – mais que o dobro do ano passado, que fechou com 9.243.
Destaque ainda para as operações especiais, que monitoraram neste ano 14 grandes eventos, entre eles jogos do Campeonato Brasileiro na Arena da Baixada e no Couto Pereira, festas raves, feiras e shows) com público superior a 71 mil pessoas. Nestas operações, além dos agentes da Antidrogas, são usadas câmeras e cães farejadores. Em 2010, foram acompanhados 24 eventos e quase 120 mil pessoas.
“Estamos muito satisfeitos com estes números que revelam a ampliação do trabalho da nossa Secretaria. Nosso desafio é justamente chegar a todas as regiões da cidade e atingir o maior número de pessoas possível”, afirma o secretário Antidrogas, Hamilton Klein.
Totens - Em 2011, mais de 118 mil cidadãos já buscaram informações sobre as atividades da Secretaria Antidrogas Municipal através dos Totens Multimídia, instalados pela Prefeitura nos pontos de maior circulação da cidade. A informação foi repassada pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI).
No mesmo período do ano passado, foram cerca de 109 mil acessos.
Ao acessar qualquer um dos Totens Multimídia, o usuário do sistema encontra um ícone da Secretaria Antidrogas Municipal e passa a receber informações atualizadas sobre as ações e programas de prevenção às drogas e à violência e sobre as atividades de para promoção social da Secretaria.
Através do meio digital, os moradores da capital podem inclusive enviar denúncias anônimas sobre ocorrências que envolvam desde o tráfico de drogas até a violência doméstica.
Parcerias – O sucesso dos programas da Secretaria Antidrogas tem despertado interesse de outros municípios. A Secretaria de Curitiba já deu suporte para implantação de estruturas similares em outras sete cidades – Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pontal do Paraná, Colombo, Araucária, Agudos do Sul e Campo Magro.
Além disso, no final de junho, na solenidade de abertura do 16ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, o prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa assinaram termo de cooperação técnica para que os programas da Secretaria da capital sejam implantados pelo Governo do Estado nos demais municípios paranaenses.
“Em Curitiba, o programa de prevenção as drogas é feito por todas as secretarias. Para nós é uma honra ver nossos programas copiados por outras cidades. Além da prevenção, estamos trabalhando para qualificar e empregar nossos jovens. A ocupação profissional é fundamental para evitar o contato com as drogas”, afirmou Luciano Ducci.
De acordo com o coordenador estadual Antidrogas, Jorge Pilotto, o Bola Cheia e o Papo Legal serão os primeiros programas replicados em todo Paraná.