quarta-feira, 29 de junho de 2011

Justiça no Bairro na Rua da Cidadania do Boqueirão


Fim de semana



principal
Neste sábado (2) e domingo (3), a Rua da Cidadania do Boqueirão receberá mais uma edição do programa Justiça no Bairro. Entre 9h e 17h, os moradores da região, que não têm condições de procurar por serviços básicos durante a semana, poderão receber atendimento jurídico, tirar carteira de identidade, CPF, dar entrada no seguro desemprego e fazer carteira de trabalho.
A população poderá fazer também avaliação médica, obter informações sobre programas sociais da Prefeitura de Curitiba e receber atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O sistema Fecomércio vai disponibilizar gratuitamente as fotos necessárias para confecção dos documentos.
Para ter acesso aos serviços será preciso apresentar documentos pessoais originais (certidão de nascimento e de casamento e certificado de reservista, no caso dos homens), comprovante de renda de até três salários mínimos e comprovante de residência.
A coordenadora do projeto, a desembargadora Joeci Machado Camargo, explica que as pessoas têm uma série de direitos, mas acabam não usufruindo. “A procura por este tipo de serviços demanda tempo. Estas pessoas que trabalham o dia todo nem sempre têm esta disponibilidade. Por isso estamos reunindo todos esses serviços em um só local e, o mais importante, durante o final de semana”, diz.
A Secretaria Municipal da Saúde vai manter uma equipe médica no local para medir a pressão arterial, prestar informações sobre os programas Mãe Curitibana e Mulher Curitibana, orientar sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, e realizar atividade educativa sobre a dengue.
No sábado, às 18h, acontecerá o casamento coletivo, que reunirá mais de 400 casais. “Por conta do frio, vamos fazer o casamento no ginásio de esportes do Sesc, que fica ao lado da Ruda da Cidadania”, explica a desembargadora Joeci.
Profissionais do Hospital Erasto Gaetner vão dar orientação sobre prevenção dos diversos tipos de câncer e agendar consultas para os que já sofrem com a doença.
A Secretaria Municipal do Trabalho, além da carteira e do seguro desemprego, vai fazer o cadastro dos trabalhadores que buscam uma oportunidade de trabalho. A Companhia de Habitação (Cohab) vai realizar o cadastro das moradias e a URBS vai tirar dúvidas sobre o cartão transporte.
A Secretaria Municipal da Educação vai orientar os pais sobre as vagas em creches e escolas. O Abastecimento vai prestar informações sobre a carteirinha para compras nos Armazéns da Família.
Outros serviços - Já a Fundação de Ação Social (FAS) disponibilizará serviços de manicure e cabeleireiro. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria do Esporte e Lazer ficarão responsáveis pelas apresentações culturais e atividades de recreação.
A secretaria do Abastecimento vai disponibilizar orientação sobre Armazém da Família, Câmbio Verde e oficinas e cursos sobre alimentação saudável.
Também será possível receber atendimento jurídico, como orientações sobre divórcio, pensão alimentícia, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, regularização de visitas, reconhecimento e dissolução estável e suprimentos de idade para casar.