segunda-feira, 6 de junho de 2011

Documentos sobre crimes cometidos pela Ditadura Militar serão divulgados na internet

Projeto “Brasil Nunca Mais Digital” vai reunir na rede relatórios que revelam as torturas e as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime militar. Ato público marca o lançamento no dia 14 de junho, em São Paulo

Da Caros Amigos
No dia 14 de junho, um ato público na cidade de São Paulo dará início ao projeto “Brasil Nunca Mais Digital”, iniciativa que trará de volta ao País documentos da época da ditadura militar que comprovam as torturas e crimes cometidos pelo regime. Os documentos estavam nos Estados Unidos e agora serão disponibilizados na internet.
Os documentos foram reunidos e desenvolvidos na década de 1980 pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo, com a coordenação do Rev. Jaime Wright e de Dom Paulo Evaristo Arns. A ação se transformou no projeto “Brasil Nunca Mais” que possibilitou a produção relatórios e de um livro – com o mesmo nome do projeto – a partir do exame de cerca de 1 milhão de páginas de processos judiciais, que revelam as torturas e as violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado Brasileiro durante a Ditadura.
Com medo de que o material fosse destruído pelos militares, microfilmes dos documentos foram enviados para os Estados Unidos e, agora, retornam para serem tornados públicos na rede.