Fonte O Globo
RIO - A Google está apostando pesado no Orkut. Com o objetivo de fazer
frente ao rival Facebook, a empresa quer transformar sua rede social em um
canal mais eficaz de interação entre as milhares de comunidades. Para isso, a
gigante da internet está levando o conceito de transmissão de conteúdo ao vivo
e ainda acabou de criar páginas patrocinadas - nos moldes do YouTube, seu site
de vídeos. Diferentes empresas já adotaram a ideia, como Casas Bahia, Nike,
Garnier (com Ivete Sangalo) e Warner.
Em entrevista ao GLOBO, Fábio Coelho, novo presidente da Google no
Brasil, revelou que o Orkut está entrando em várias frentes para reforçar o
conceito de comunidade. Segundo dados da consultoria britânica comScore, o
Orkut registrou 32,1 milhões de visitantes únicos em março, alta de 25% em
relação ao mesmo mês do ano anterior. Já o Facebook cresceu incríveis 207%,
para 18,5 milhões. Ainda sim, o executivo não teme o avanço do Facebook no
país:
- O Orkut tem mais de 85 milhões de usuários, a maior parte no Brasil.
As pessoas têm um histórico de relacionamento. Orkut e Facebook têm propostas
diferentes e vão conviver juntos. Estamos fazendo mudanças no conceito. Criamos
as comunidades da marca.
Em uma semana, o número de usuários para (o canal das) Casa Bahia
aumentou em 20 vezes. Além disso, acabamos de criar o Orkut ao vivo.
Percebemos que essa era uma demanda dos usuários. É dinâmico, e funciona
bem - diz Coelho.
'O usuário não tem interesse apenas por
banner'
A ideia da Google é colocar cada vez mais vídeos ao vivo no Orkut. Neste
primeiro momento, haverá pelo menos uma ação por mês. O primeiro, que aconteceu
na noite de terça-feira com a cantora Pitty, conquistou em uma semana mais de
cinco milhões de membros. Para Coelho, há um potencial enorme. O objetivo é
aumentar o nível de atividades dentro do site de relacionamento.
Nos canais pagos, o usuário também consegue mais informações sobre as
marcas e acesso a promoções, por exemplo.
Dados da comScore comprovam que os usuários do Orkut têm ficado cada vez
menos tempo nas páginas do site. Em março, houve queda 30,9% no tempo médio de
navegação por usuário. No Facebook, a alta foi de 56%.
- O momento é muito positivo. Há mais gente entrando na internet e mais
usuários em celular, por exemplo. A publicidade na internet tende a crescer.
Hoje, a propaganda representa entre 8% e 10% de todo o bolo (verba)
publicitário das empresas. Estamos prevendo que esses números aumentem e fiquem
entre 15% e 18% em 2012. É natural que essa receita migre.
Hoje, 30% do tempo das pessoas é gasto de modo online - afirmou Coelho,
lembrando que a Google Brasil cresceu 80% no ano passado.
A Google está aperfeiçoando, por exemplo, a publicidade nos serviços de
email. Com isso, o usuário, ao ler uma mensagem que contenha palavras
relacionadas, por exemplo, à moda, terá, em partes da página, anúncios de redes
varejistas.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/05/12/google-muda-orkut-acirra-briga-com-facebook-924440401.asp#ixzz1NSwFCRjK