quinta-feira, 7 de abril de 2011

Gradis melhoram segurança na travessia da canaleta


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Implantado em 2009, na reforma das canaletas da avenida Marechal Floriano Peixoto, o conjunto de gradis instalado no entorno da estação-tubo Antonio de Paula tem garantido a travessia segura de pedestres. Os gradis, que ficam na região da rua Diogo Mugiatti, estão colocados de tal forma que a travessia é feita em partes, impedindo que, depois de atravessar a canaleta, a pessoa entre direto na faixa destinada aos carros.
Quem está na Diogo Mugiatti no sentido da rua Tenente Francisco para a Anne Frank atravessa a pista de carros em faixa de pedestres e em seguida atravessa por uma faixa para pedestre pintada dentro da canaleta. Neste ponto, o cidadão encontra o gradil, sendo direcionado até a estação tubo e a próxima faixa de travessia elevada por uma calçada ampla, sem obstáculos e com piso antiderrapante.
Se não existisse o gradil neste ponto, o cidadão correria risco ao descer do meio fio que neste local é mais alto em função da concretagem da canaleta, necessária para criação da pista de ultrapassagem que permitiu a implantação do sistema Ligeirão.
No sentido inverso, da Anne Frank para a Tenente Francisco, o cidadão atravessa a pista para carros em faixa elevada e é direcionado, pelos gradis, até a faixa para pedestre pintada dentro da canaleta, fazendo em seguida a travessia da pista para carros.
Comerciantes do entorno concordam que, não fosse o gradil, a travessia de pedestres seria muito perigosa. Mesmo quem se arrisca atravessando fora da faixa elevada, é obrigado a parar e dar alguns passos para contornar o gradil.
Por dia, são transportados 130 mil passageiros no eixo Boqueirão, formado pela canaleta da Marechal Floriano.
Importantes - Os gradis vêm sendo utilizados há vários anos em Curitiba e são importantes na proteção do pedestre, especialmente ao longo das canaletas.Um dos mais antigos conjuntos de gradis está em frente à Rodoferroviária, ao longo das canaletas da avenida Affonso Camargo. Ao cercar a canaleta, eles impedem inclusive a travessia da pista para os carros, obrigando o pedestre a atravessar, neste caso, nos pontos onde há semáforos.
Também há gradis no entorno das estações da Linha Verde e ao longo dos 12 quilômetros de canaletas da Marechal Floriano, reformadas a partir de 2008 em todo o trecho entre o Centro e o Boqueirão. A reforma também foi feita nas pistas para carros, com nova pavimentação, drenagem, calçadas e iluminação, nos cinco quilômetros entre o Centro e a Linha Verde. Agora, a Prefeitura vai reformar a avenida da Linha Verde até o Boqueirão.
A reforma das canaletas, com o desalinhamento das estações-tubo, que já não estão mais uma em frente à outra, permitiu no ano passado a implantação do sistema Ligeirão no eixo Boqueirão. Enquanto o biarticulado  expresso faz 19 paradas, o Ligeirão faz apenas cinco. Nas próximas semanas a linha Ligeirão, hoje feita por ônibus articulados com 170 lugares, passará a contar com biarticulados, na cor azul, com 250 lugares.