sábado, 16 de abril de 2011


Expresso Boqueirão

Ligeirão azul, o maior ônibus do mundo, começa a circular neste sábado, às 7h20


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O prefeito Luciano Ducci fará, hoje, logo mais às 7h20, a viagem inaugural do novo biarticulado azul, o maior ônibus do mundo, que entrará em circulação na linha Ligeirão Boqueirão. A saída será do Terminal Boqueirão, em direção à praça Carlos Gomes.
Na linha Boqueirão, serão dez ônibus de 28 metros de extensão, com capacidade para 250 passageiros, que vão substituir os dez articulados vermelhos, de 18 metros de extensão e capacidade para 170 passageiros. Outros 14 biarticulados de cor azul vão substituir os articulados vermelhos da linha Pinheirinho-Carlos Gomes, na Linha Verde, até o início de maio.
“Os novos ônibus biarticulados, movidos exclusivamente por biocombustível, inauguram um novo ciclo na história do transporte público curitibano", diz o prefeito Luciano Ducci. "O transporte coletivo de Curitiba entra, com os novos Ligeirões, na terceira fase do Sistema de Ônibus Expresso, inaugurado em 1974”, diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer.
O Ligeirão Boqueirão transporta por dia 25 mil passageiros. Tem como pontos de chegada e saída o terminal Boqueirão e a estação tubo Praça Carlos Gomes fazendo apenas quatro paradas no trajeto de 10,3 quilômetros: nos terminais Hauer e Carmo e nas estações UTFPR (antigo Cefet) e, até o fim do recadastramento eleitoral, também na estação TRE.
A parada do Ligeirão na estação TRE foi definida pela Urbs e pela Prefeitura como uma forma de colaborar com os curitibanos e com a Justiça Eleitoral no recadastramento. As paradas são as mesmas, na ida e na volta ,e a viagem do Ligeirão, em horário de pico, leva 20 minutos. O Expresso Boqueirão, biarticulado vermelho, faz 19 paradas, aí incluídos os pontos de chegada e saída, fazendo a viagem em 35 minutos.
A entrada em operação dos novos ônibus biarticulados amplia em 45% a oferta de lugares na linha Ligeirão. Outro diferencial é que os novos biarticulados azuis vão operar com biocombustível a 100%, ou seja, sem mistura de óleo diesel ou qualquer outro óleo mineral. Até aqui, seis ônibus da Linha Pinheirinho-Carlos Gomes (Linha Verde) circulam com bio 100. Este número passará agora para 24 ônibus e, até o fim de 2012, para 140 ônibus.
Nos horários de pico, a cada 4,5 minutos sai um Ligeirão do Terminal Boqueirão e outro da Praça Carlos Gomes. Fora do pico, a freqüência média é de 10 minutos. A freqüência do Expresso Boqueirão é de, em média, oito minutos no horário normal e também  a cada 4,5 minutos nos horários de pico.
CONFORTO, RAPIDEZ E SEGURANÇA
A partir deste sábado, 16, com a circulação dos Ligeirões azuis do eixo expresso Boqueirão, os usuários do sistema de transporte coletivo de Curitiba terão mais conforto, qualidade e segurança, com deslocamentos mais rápidos em veículos com maior capacidade de passageiros e que dispõem da mais completa tecnologia.
Os biarticulados permitem o transporte de mais passageiros. Enquanto os coletivos garantem o embarque de até 180 usuários por viagem, os novos carros permitem o deslocamento de até 250 passageiros por viagem – um ganho de capacidade real de cerca de 47%.
A diferença do tempo de viagem entre os ônibus biarticulados expressos com parada em todas as estações-tubo do trajeto, em relação aos novos ligeirões, também apresenta uma diferença considerável.
Enquanto os primeiros fazem o percurso entre a praça Carlos Gomes e o Terminal Boqueirão em 62 minutos (ida e volta), a ligação rápida  com paradas, a partir da praça apenas nos tubos (UTFPR, TRE), e ainda nos terminais Carmo e Hauer, antes do ponto final, é de 44 minutos (ida e volta).
“Ao usar o Ligeirão, o passageiro, entre ida e volta, ganha 18 minutos, em relação ao tempo de viagem no expresso normal – um ganho de 41% de tempo”, explica o diretor de da Urbs, Lubomir Ficinski.
A frequência dos coletivos entre um e outro ônibus nos pontos, no caso do Expresso Boqueirão, com paradas em todos os tubos, é em média de oito minutos no horário normal, e de 4,5 minutos nos horários de pico. Já os novos Ligeirões azuis partem, nos horários normais, a cada dez minutos em média da praça e do Terminal Boqueirão, e a cada 4,5 minutos nas horas de maior movimento.
Segundo o gestor de Operação de Transporte Urbano da Urbs, Luiz Filla, os novos Ligeirões trafegarão ao longo da pista exclusiva da Avenida Marechal Floriano, até o Boqueirão, a uma velocidade média de 28 km/h. “Essa velocidade garante ao passageiro chegar mais rapidamente ao destino, se comparada a viagem no expresso com paradas em todos os pontos, porque o usuário é o grande ganhador, resultado da transposição, que permite viagens quase sem paradas, e o desalinhamento das estações”, explica.
Laboratório - A entrada em operação dos novos ligeirões no eixo Boqueirão tem razões conhecidas: implantado em 1977, quatro anos após a inauguração do pioneiro eixo Norte-Sul, o eixo Boqueirão serve à Prefeitura de Curitiba como laboratório para o aperfeiçoamento do sistema expresso servido por intermédio das canaletas exclusivas. Elas garantem a livre circulação dos coletivos em pistas exclusivas, com rapidez e segurança.
Em 1977, os primeiros ônibus expressos tinham 11 metros e transportavam em média 85 passageiros por viagem. A partir de 19 de dezembro de 1992, os primeiros ônibus biarticulados, com 25 metros de comprimento – então de cor prata – rodaram pela primeira vez em Curitiba no eixo Boqueirão, inaugurando a segunda fase do sistema.
Linha Direta - Já os Ligeirões que estréiam neste sábado, 16, têm 28 metros de comprimento. Também foi no Boqueirão que em 1991 estreou a primeira Linha Direta, servida pelos chamados “Ligeirinhos”, na linha Boqueirão-Centro Cívico.
No biênio 2009/2010, a canaleta do eixo Boqueirão passou por mudanças físicas, com alargamento da via para implantação do Ligeirão, permitindo o deslocamento rápido de passageiros, a partir da praça Carlos Gomes, até o Terminal Boqueirão, com paradas apenas na estação-tubo UTFPR e também apenas nos terminais Hauer e Carmo.
Quando implantadas, a partir de 1974, essas canaletas anteciparam o conceito globalizado do hoje chamado Bus Rapid Transit (BRT). Não demorou para a experiência genuinamente curitibana ser copiada por outras cidades brasileiras e no exterior.
Curitiba, na década de 1980, foi a primeira cidade brasileira a adotar o sistema físico-tarifário, permitindo o deslocamento aos mais diversos pontos da cidade, com embarques e desembarques em várias linhas, em diversos terminais, com o pagamento de uma só passagem.
Demanda/consumo – Movidos exclusivamente a biocombustível 100% à base de soja – o que caracteriza o uso crescente de combustível limpo, não-mineral, em Curitiba -, os novos Ligeirões biarticulados que estréiam neste sábado (16), no Eixo Boqueirão, segundo o gestor de Inspeção e Cadastro do Transporte da Urbs, Elcio Karas, consumirão cerca de 55 mil litros/mês de biocombustível.
A demanda de passageiros em dias úteis, no Eixo Boqueirão, somando os transportados pelos ônibus biarticulados e dos ligeirinhos das Linhas Diretas Boqueirão-Centro Cívico e Barreirinha-São José, totaliza 125 mil pessoas/dia. No mesmo eixo, apenas os ônibus biarticulados e articulados Ligeirões, transportam 70 mil usuários/dia. Desse total, 45 são os embarcados nos biarticulados com paradas nos cerca de 20 tubos do trajeto, enquanto os articulados Ligeirões transportam em média 25 mil pessoas/dias úteis.
LIGEIRÃO TEM COMPUTADOR DE BORDO
Os novos ônibus biarticulados Mega BRT - chassis e motor Volvo e carroceria Neobus – são equipados com algo mais que poltronas confortáveis: espaço exclusivo para o motorista com painel panorâmico e salão iluminado à noite com leds, fontes luminosas mais econômicas que substituem as tradicionais lâmpadas fluorescentes.
Os ônibus agora contam com o chamado Teclado Multiplex, instalado à direita do painel – uma caixa de formato retangular pouco que uma máquina de calcular de mesa, contendo 30 teclas multifuncionais, capaz de centralizar todos os comandos do veículo com apenas um dedo pelo motorista.
“O teclado é um instrumento de grande valia para quem dirige e dispõe de um instrumento único em que realiza múltiplas operações sem desviar a atenção do motorista”, explica o diretor da Neobus, Adelir José Boschetti. Em Curitiba, os novos Ligeirões biarticulados, de cor azul, são os primeiro a dispor desse teclado.
As multifunções, com teclas digitais, incluem, entre outras ações, a abertura simultânea de portas, o uso de exaustores do salão, liberação de catraca, uso do farol de neblina, troca de roteiro do itinerário, alerta sobre irregularidades mecânicas, descongelamento dos parabrisas em dias de frio, paradas solicitadas por passageiros e por cadeirantes, sinal de portas e rampas abertas, controle de iluminação interna.
Facilidades – De acordo com o diretor de Transporte da Urbs, Lubomir Ficinski, a tecnologia embarcada na nova geração de ônibus produzida no país, contribui para uma operação do sistema de forma mais segura e rápida.
 
“O Multiplex é apenas um desses instrumentos, e faz parte desse conjunto de aperfeiçoamentos tecnológicos, exigindo motoristas preparados e bem treinados. Garantem o deslocamento seguro e confortável de quem se desloca em ônibus e tira todo o proveito de um sistema de transporte eficiente, como o de Curitiba, que agora inaugura a terceira fase do Sistema de Ônibus Expressos”, diz.
PROJETISTA DO NOVO LIGEIRÃO É CURITIBANO
O ônibus biarticulado azul – o Ligeirão Neobus Mega BRT – é um projeto do designer curitibano Leônidas José Fleith, formado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Leônidas Fleith, criado em São José dos Pinhais, há 25 anos é designer de transporte e nesse tempo trabalhou com projetos de automóveis, iates, caminhões e maquetes arquitetônicas. Especializou-se em ônibus e há oito anos trabalha na Neobus - em Caxias do Sul (RS).
“Quem me conhece, sabe da admiração e o carinho que tenho por Curitiba, cidade que se destaca pela qualidade de vida, planejamento, soluções de urbanismo e meio ambiente”, disse Fleith.
Eurotrem - O projetista se inspirou nos trens de velocidade, que conheceu durante visita à Europa. A carroceria aeodinâmica foi desenvolvida para corredores do sistema Bus Rapid Transit (BRT) – um atrativo, segundo ele, para atrair as pessoas a adotarem o ônibus como transporte diário e tirar automóveis das ruas.
O design externo confere aerodinâmica e efeito de percepção visual de um trem-bala, enquanto o desenho interno, ergonômico, valoriza o posto do motorista, que ocupa habitáculo amplo e isolado, com visibilidade sobre todos os mostradores e espelhos.
Neobus - O projeto que resultou no Ligeirão Mega BRT começou a ser desenvolvido na Neobus há cerca de quatro anos, desde quando a equipe de criação trabalha de forma conceitual em design, criando impacto que agrega esteticamente o apelo de atrair pessoas para dentro do ônibus. A inspiração apoiou-se no fascínio de Leônidas Fleith pelos trens de alta velocidade.
“Criamos um projeto atraente que se destaca pela inclinação acentuada da coluna dianteira, teto na descente e negro, lateral limpa que transmite dinamismo, grande área envidraçada e a traseira original”, define Fleith.
Curitibano da gema, Leônidas Fleith se orgulha em ser o “pai”, apoiado pela equipe de engenharia e de produção, responsável pelo novo modelo. “É preciso destacar que foi com o empenho de todos que se alcançou o sucesso do projeto, em especial a forma com a Prefeitura de Curitiba, Urbs e as empresas  do transporte urbano curitibano abraçaram a causa por mais uma inovação para a cidade”, completa.
Dinamismo – Com 28 metros de comprimento, o Neobus Mega BRT, segundo o presidente da Urbs, Marcos Isfer, vai ao encontro dos desafios que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 trarão ao Brasil e particularmente de Curitiba – uma das cidades-sede do evento futebolístico -, quanto ao número crescente de pessoas que precisam do transporte público.
Com duas articulações sanfonadas, o novo Ligeirão,certificado pelo Inmetro,  tem o comprimento equivalente ao de três ônibus convencionais. A capacidade é de 60 passageiros sentados e 190 em pé, totalizando 250 usuários por viagem.