sábado, 12 de março de 2011


DESASTRE: governo japones confirma 331 mortes, mas o número é bem maior

Terremoto de magnitude 8,9 atinge a costa do Japão

O terremoto foi seguido de mais de trinta tremores secundários e um tsunami que varreu a costa nordeste do país

Do site Opinião e Notícia
arte: Folha.com
arte: Folha.com
Um terremoto de magnitude 8,9 graus na escala Richter atingiu o O terremoto que atingiu o Japão na madrugada da sexta-feira, 11, foi seguido de mais de trinta tremores secundários e de um maremoto que varreu o nordeste do país.
Até o momento foram confirmadas 331 mortes, mas não há informações de vítimas brasileiras.  As agências de notícias japonesas estimam que 88 mil pessoas estejam desaparecidas. O país está sob alerta de emergência nuclear.
As Agências Meteorológicas do Japão e dos EUA divergem quanto à intensidade do tremor, enquanto a primeira afirma ter sido de 8,8, a norte-americana aponta ter sido de 8,9.
Os demais países do Pacífico estão em alerta geral sobre tsunamis, exceto o Canadá. A costa Oeste dos EUA também está sob ameaça de ondas gigantes. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico alertou os países sobre a possibilidade de ocorrerem ondas de até 10 metros.
Podem ser atingidos por tsunamis: Filipinas, Havaí, a costa pacífica da Rússia, a Indonésia, Taiwan e países da América do Sul como o Chile.
O terremoto é considerado o 7º pior da história, tendo o epicentro na costa próxima à província de Miyagi, a 373 quilômetros da capital. O tremor foi considerado o maior da história do Japão.
Logo após o tremor, o Japão emitiu uma alerta geral sobre ondas de até seis metros de altura. O maremoto, com ondas de até 10 metros, varreu quilômetros da costa nordeste do país. A principal cidade atingida pelas ondas gigantes foi a cidade de Sendai.
A onda de até 10 metros atingiu o nordeste do Japão
A onda de até 10 metros atingiu o nordeste do Japão