sexta-feira, 25 de março de 2011


Combate à tuberculose

Diagnóstico precoce e tratamento correto

principal


Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que acontece hoje, e lembrar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto, a Secretaria de Saúde de Curitiba montou uma central de informações sobre a doença na Boca Maldita nesta quinta-feira.
“A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, mas que têm cura. Essa cura é acessível a qualquer pessoa, independente do poder aquisitivo”, disse a responsável técnica pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Liza Rosso.
Cinquenta e cinco novos casos de tuberculose foram notificados em Curitiba em 2011 e estão sob acompanhamento nas unidades de saúde.
Tratamento - A medicação contra a doença é grátis e oferecida na unidade de saúde onde o paciente for diagnosticado e estiver sob tratamento. “Mas para o tratamento ser bem sucedido e evitar a resistência bacteriana, é necessário que o paciente obedeça às prescrições médicas”, destacou Liza.
 A estudante de instrumentação cirúrgica Kalíria Borba Bonfim, de 18 anos, é um exemplo. Diagnosticada com a doença aos 15 anos, fez o tratamento e ainda retorna à Unidade de Saúde Esmeralda, na Regional Boqueirão, para avaliação.
“Tive uma gripe atrás da outra naquela época. Emagreci muito, estava fraca e tinha febre. Nem suspeitava quando fiz o exame e quase não acreditei quando o pessoal da unidade de saúde veio até a minha casa trazer o resultado porque não tínhamos ido buscar. Mas fiz tudo direitinho e estou muito bem, tenho uma vida normal”, conta. Além de Kalíria, ninguém em casa ou no colégio, as pessoas de contato, tiveram o problema.
O aposentado Osiris Roriz fez questão de pegar um folheto sobre os sinais, sintomas e o que fazer em caso de suspeita de tuberculose. “Eu me preocupo muito com o meu filho que é fumante e, por isso, mais suscetível a problemas do aparelho respiratório”, contou ele, que fumou dos 18 aos 36 anos e cujo pai teve a doença duas vezes. “Quem sabe isso sensibiliza o rapaz”, disse.
Sintomas - A tuberculose é uma doença infecciosa de transmissão aérea, classificada como em estado de emergência pelo Ministério da Saúde desde 1993. Seu sintoma mais característico é a tosse contínua há pelo menos três semanas. Porém, também ocorrem febre discreta ao cair da tarde e escarro com sangue.
A doença se instala quando alguém doente tosse, espirra ou fala, contaminando com o bacilo de Koch um indivíduo sadio e com baixa imunidade. É o caso dos portadores do vírus da aids e dos diferentes tipos de câncer e transplantados, mais suscetíveis ao contágio.
O alcoolismo também está entre as doenças mais frequentemente associadas à tuberculose e que ajudam a explicar o abandono do tratamento e a ocorrência de óbitos indiretos.
Acompanhamento feito pelo Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde mostra que os homens respondem pela maior parte das notificações, da taxa de abandono e dos óbitos, enquanto as faixas etárias mais elevadas concentram a maior parte das ocorrências.
Incidência - Em 2010, em Curitiba, foram confirmados 438 casos novos da doença contra 450 do ano anterior. O número de óbitos caiu de 19, em 2009, para 13 no ano passado. Já o coeficiente de incidência foi de 25,1 por 100 mil habitantes, pouco superior aos 24,6 por 100 mil registrados em 2009.
Também no ano passado foram registrados 23 casos de abandono do tratamento e, entre os pacientes que tiveram boa adesão ao plano terapêutico, 76% de cura.  Em 2009 a cidade, que tem 1,75 milhão de habitantes, concentrava 17,6% dos casos do Estado.
A programação organizada pela Secretaria Municipal da Saúde para alertar a população sobre a tuberculose está acontecendo desde segunda-feira (21), em todas as unidades de saúde, e segue até sábado, aproveitando a programação dos locais onde haverá atividades do programa Comunidade Escola.