quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Luciano Ducci autoriza obras de drenagem no Bigorrillho




principalO prefeito Luciano Ducci autorizou, ontem, o início das obras de drenagem do córrego Caranguejinho, no Bigorrilho. Serão construídos 354 metros de galerias para o rio Caranguejinho, no valor de R$ 2,1 milhões, que vão acabar com cheias e erosões próximas à rua Padre Anchieta.
Com esta obra, Curitiba inova usando tecnologias inéditas na construção de galerias e retenção de chuvas, evitando alagamentos.
“Além de atender a um pedido da comunidade, esta obras usa tecnologias implantadas em países como Japão e Austrália. A cidade testa um novo modelo de drenagem, que vai colocar Curitiba como uma das mais inovadoras do Brasil na área de prevenção de enchentes”, disse o prefeito.
A assinatura da ordem de serviço deu-se na sede da Associação de Moradores e Comerciantes do Bigorrilho e Campina do Siqueira (Abicam).
O novo sistema de drenagem tem baixo impacto na estrutura viária porque usa técnicas de escavação similares a de um metrô. Além disso, transforma a galeria pluvial em um grande “piscinão” subterrâneo, que retém a água evitando alagamentos na região.
A obra de drenagem será feita em nove meses. O túnel será construído como um novo traçado para o córrego Caranguejinho, que atualmente cruza terrenos das ruas desembargador Otávio do Amaral, Francisco Rocha, Padre Anchieta e Bruno Filgueira, provocando erosões e alagamentos.
O novo traçado do rio será desviado para as ruas Desembargador Otávio do Amaral, Padre Anchienta e Bruno Filgueira. Serão construídas galerias subterrâneas com profundidade de 8 metros e tubulações de 2,4 metros de diâmetro.
Os túneis de 8 metros de profundidade serão escavados nos pontos de estacionamentos das vias, o que evitará interrupção do trânsito. O tunnel linner plate, como é chamado, será escavado trecho a trecho, usando placas de aço com diâmetros de 2,4 metros.
A cada segmento de 50 metros serão construídas placas de retenção, com saídas na partes superiores e inferiores, que vão regular a vazão da água, evitando cheias.
“Estes piscinões subterrâneos evitarão alagamentos com tecnologia que ajuda na contenção de cheias de áreas adensadas, onde é mais difícil fazer obras de drenagem”, disse o secretário de Obras, Mario Tookuni.
O início das obras agradou moradores e comerciantes da região. O presidente da Associação de Moradores e Comerciantes do Bigorrilho e Campina do Siqueira, Paulo Bueno Netto, afirmou que a comunidade atuou em parceria com o poder público na solução deste problema.
“A Abicam mobilizou moradores, comerciantes e síndicos dos prédios para pedir e defender em audiência pública o repasse de verba para esta obra. A Prefeitura respondeu, e hoje comemoramos a realização de um sonho”, disse.