sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


Cultura

Circo da Cidade "Zé Priguiça" abre agenda de espetáculos



principalDuas apresentações, neste fim de semana, marcam a abertura da temporada 2011 de espetáculos no Circo da Cidade “Zé Priguiça”. Instalado na Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n, Alto Boqueirão, perto do Armazém da Família Jardim Paranaense, o Circo tem em cartaz a montagem “GiraMundi”.
Hoje, às 10h, o show é destinado aos alunos de escolas públicas da Regional Santa Felicidade. No sábado (12), às 15h, o espetáculo é aberto à comunidade, dentro da proposta de levar a arte circense a todos os bairros da cidade.
O espetáculo GiraMundi, promovido pela Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná – Aspart, foi selecionado por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, e usa técnicas de circo para revelar o universo dos livros. Entre acrobacias, equilibrismo, malabarismo e humor, os artistas apresentam o livro como um objeto mágico, capaz de dar asas à imaginação.
Com uma estética contemporânea, GiraMundi surpreende pela poesia e performances de impacto visual. A montagem conta com a participação da Cia. La Arena, de Buenos Aires, trazida a Curitiba por Imã.circo e Aspart com o objetivo de promover um intercâmbio entre artistas argentinos e criadores curitibanos.
A direção geral do espetáculo é de Gerardo Hochman, sendo que Michelle Porto responde pela direção artística. No elenco estão Mariano Carneiro, Irene de Paz, Marcelo Junior, Luthy Milano, Clara Parada, Pablo Morizio e Pablo Pramparo. A trilha sonora é de Ary Giordani e a coreografia assinada por Josefina Gorostiza, com cenário e figurinos de Cristine Conde, adereços de Adriana Madeira e iluminação de Anri Aider.
A forma descentralizada de atendimento do Circo da Cidade “Zé Priguiça” permite que moradores dos bairros que formam as nove Administrações Regionais da cidade tenham oportunidade de conferir as atrações. Os moradores são levados até o local por ônibus especiais, gratutitamente. As sessões serão realizadas às quintas-feiras e sextas-feiras, às 10h e 15h, agendadas para alunos de escolas municipais e instituições sociais. Aos sábados, sempre às 15h, será feita uma apresentação gratuita, aberta à comunidade.
O programa também compreende oficinas de técnicas circenses e um seminário com o diretor da companhia argentina La Arena, Gerardo Hochman, voltado aos artistas da cidade. As oficinas, que estão em desenvolvimento desde o mês de janeiro, com turmas pela manhã e à tarde, atendem crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, vindas das escolas da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral. O objetivo dos cursos é o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização.
História – O Circo da Cidade anima os bairros curitibanos há mais de 30 anos, constituindo-se em importante instrumento do município para a valorização da cultura local. Oferecendo oficinas de artes circenses e dando espaço para as manifestações artísticas das comunidades, é uma valiosa referência nos locais em que se instala e, em muitos casos, uma semente produtiva, capaz de revelar novos talentos.
Ao longo dos anos, o Circo da Cidade se adequou às políticas culturais, mas sempre manteve a disposição de atendimento à população da periferia. A revitalização do projeto Circo da Cidade tornou-se realidade em 2008, por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba, ganhando o nome de Circo da Cidade “Zé Priguiça”, em homenagem ao palhaço Zé Priguiça, personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001.
Atualmente instalado no Alto Boqueirão, o Circo da Cidade cumprirá novos trajetos, percorrendo todas as regiões e desenvolvendo suas atividades durante um ano em cada endereço.
Serviço:
Circo da Cidade “Zé Priguiça” 
Temporada do espetáculo “GiraMundi”, promovido pela Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná – Aspart, com a participação da Cia. La Arena, de Buenos Aires (Argentina), até o dia 26 de fevereiro de 2011.
Local: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n – Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense) – telefone: (41) 3287-5307
Sessões às quintas-feiras e sextas-feiras, às 10h e às 15h, para escolas municipais e entidades sociais, e aos sábados, às 15h, para toda a comunidade, com entrada franca.