segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


Curitiba em Dados

Serviço teve mais de 670 mil acessos em 2010



As informações disponíveis no Curitiba em Dados, ferramenta disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (www.ippuc.org.br) e Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) foram acessadas em 2010 mais de 670 mil vezes. O acumulado desde o início do funcionamento do serviço, em 2006, chega perto dos 3 milhões de acessos.
O levantamento foi feito pelo Banco de Dados do IPPUC e revela ainda que não são apenas os brasileiros que buscam a ferramenta. Pessoas de pelo menos 60 países já procuraram no Curitiba em Dados informações a respeito de Curitiba e do Paraná.
Ao todo são mais de 11.400 itens de informações, sendo que o maior volume corresponde a dados relativos à cidade de Curitiba. Em segundo lugar, estão os bairros e em terceiro, a Região Metropolitana.
São gráficos, tabelas, indicadores e estatísticas populacionais, econômicas, para as áreas sociais, sobre rendimento, entre outros, e ainda fotos e ilustrações, planos, leis e decretos, além do histórico dos bairros de Curitiba, características populacionais e origem de nomes de rua. Uma variedade de mapas completa o acervo - desde o antigo arruamento de Curitiba, de 1830, hidrografia, mapas demográficos, mapas dos bairros, municípios, até mapas de equipamentos urbanos como os Centros de Referência, de 2010.
O Curitiba em Dados atende a necessidade de estudantes, pesquisadores, empreendedores, técnicos que lidam com indicadores e que atuam em núcleos de informações estratégicas. Isso porque em todas as áreas, a informação é essencial. “Todos precisam de informações para um que possam fazer um bom planejamento. Isso vale para a gestão da cidade, mas também para um empreendimento, qualquer um que precise tomar decisões estratégicas”, afirma a analista de sistemas e coordenadora do Banco de Dados, Luciamara Vons.
As informações são atualizadas permanentemente por uma equipe multidisciplinar formada por sociólogos, economistas, geógrafos, pedagogos, analistas de sistema, estatísticos e desenhistas industriais - todos diretamente envolvidos na busca, organização e divulgação dos dados. As informações são pesquisadas em sites, periódicos e outras publicações e muitas delas são encaminhadas ao Banco de Dados para análise e publicação.
A ferramenta é também muito dinâmica e a informação pode ser construída, conforme a necessidade percebida ou solicitada aos profissionais do Banco de Dados. Os pedidos que chegam e representam uma pesquisa relevante são transformados em informações que são publicadas no Curitiba em Dados.
Algumas informações são incluídas integralmente, mas muitas delas são analisadas e organizadas para publicação. A informação pode ser transformada numa série histórica, desde que haja informações de épocas diferentes. A fonte na qual o Banco de Dados se baseia para elaborar novos documentos é sempre indicada.
Quando um novo indicador é incluído, ele aparece no tema novidades. Este é o caso dos dados do Censo 2010, que já estão sendo disponibilizados. À medida que o IBGE divulgue novas informações, em 2011, elas também serão analisadas e transformadas para que possam ajudar os interessados a entender a cidade de Curitiba e sua Região Metropolitana.
Saiba usar – Para acessar o Curitiba em Dados a primeira coisa a fazer é determinar a qual espaço geográfico a busca será feita - Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil ou mundo. Também é possível pesquisar por bairro de Curitiba ou por regional.
Os temas voltados principalmente a políticas públicas como saúde, educação, cultura, assistência social, abastecimento, infraestrutura, esporte, meio ambiente, transporte são a próxima escolha a fazer (são 32 ao todo) e, a partir deles, é possível fazer a opção por subtema. Dentro deste grupo, a denominação de cada item começa pelo ano ou período a que se refere. Outra possibilidade é fazer a busca por palavra chave, disponível no canto superior esquerdo da página.