sábado, 1 de janeiro de 2011


Beto Richa assume o governo do Paraná

Do site do Paranaoline
Miguel Manasses com agências
O governador Beto Richa e o vice-governador Flávio Arns foram empossados nos cargos em cerimônia realiza hoje (1), às 10 horas, na Assembleia Legislativa. A solenidade começou com uma saudação ao novo governador pelo presidente do Legislativo, deputado Nelson Justus.
Um telão foi colocado do lado de fora da Assembleia Lesgislativa para que a população pudesse acompanhar a cerimônia e, segundo a assessoria de imprensa do governador, aproximadamente 300 pessoas acompanharam a cerimônia de posse no plenário da Casa.
Em seu discurso de posse, Richa pediu um bom tratamento por parte do governo Dilma. "Vejo um Paraná que quer ser bem tratado pelo governo federal porque nunca faltou quando foi solicitado e não faltará também no futuro", afirmou.
O governador apontou a educação como prioridade. "Só a educação liberta as pessoas e faz com que elas possam romper com a pobreza e a falta de oportunidades", afirmou.
Richa disse que não hesitará quando se tratar de punir desvios de conduta e acentuou a necessidade de fiscalização. "Quero contar com a vigilância da imprensa livre para que possamos errar o menos possível", pediu.
Acompanhado da esposa Fernanda, Richa recebeu as honras militares e seguiu para o Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, onde recebeu o cargo do então governador Orlando Pessuti.
Do site do  Fábio Campana

Beto Richa, Governador,  reafirma compromissos democráticos

Beto Richa fez questão de reafirmar os compromissos assumidos durante a campanha em seu primeiro discurso como governador do Paraná. Beto Richa também falou da importância da preservação do meio ambiente e da necessidade em avançar e inovar em todas as áreas para colocar o Estado em lugar de destaque. Expressou eterna gratidão ao seu vice, Flávio Arns, e seus eleitores. Desejou Feliz Ano Novo citando o poeta português Luis de Camões.
Ressaltou durante seu discurso a vigilância da imprensa livre para assim errar o menos possível. E caso ocorra algum erro durante a sua gestão garantiu que não será de má fé

Deu na Gazeta do Povo

Beto Richa assume neste sábado o governo do Paraná

Novo governador participará de cerimônia marcada para começar logo mais às 10h na Assembleia Legislativa. Compromissos em Curitiba terminam às 14h30, quando ele viaja para a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, em Brasília.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

BETO RICHA, NOSSO GOVERNADOR!!!!

Beto Richa Governador de Todos os Paranaenses dá início, a partir de agora, as transformações que o Novo Paraná tanto vai precisar. Boa Sorte Beto Richa!! O povo do Paraná lhe dá um grande abraço de boas vindas!!!!

Entrevista com o governador Beto Richa



Do site  do Fábio Campana
1. Qual será sua primeira medida ao assumir o governo?
Beto Richa – Vamos racionalizar os gastos e bloquear qualquer espécie de desperdício na máquina pública estadual. É o primeiro caminho para recuperar a capacidade de investimentos do Estado, que hoje está bastante debilitada.
2. O crescimento econômico é fundamental, o que vai fazer nesse sentido°
Beto Richa – Nosso plano de governo prevê uma série de iniciativas a serem adotadas. Vamos apostar forte na capacitação profissional e na qualificação do pequeno empreendedor, do micro e pequeno empresário como forma de estimular novos negócios. Entendo que a retomada dos investimentos em infraestrutura de transporte e logística terá um papel preponderante na redução de custos e ampliação da competitividade da produção paranaense.
3. A segurança pública é hoje uma das maiores preocupações da população paranaense. Que medidas seu governo vai adotar?
Beto Richa – Hoje, a Polícia Militar tem um efetivo inferior ao de 20 anos atrás. A população paranaense quase dobrou neste período, enquanto a violência recrudesceu de forma assustadora, em todas as regiões do Estado. Então, é necessário recompor o contingente da PM e da Polícia Civil. Outra medida fundamental é blindar a fronteira, em ações conjuntas entre as polícias estaduais e a Polícia Federal. Acredito que, para combater o tráfico de drogas e o contrabando de armas na fronteira, na dimensão que vêm ocorrendo, chegou o momento de também o Exército participar ostensivamente, seja em operações conjuntas, em ações de inteligência ou no que for possível. Vou declarar guerra ao tráfico de drogas e, especialmente, ao crack. E para isso será necessá rio o apoio até das Forças Armadas.
4. Seu governo irá cumprir a aplicação de 12% do Orçamento do Estado em ações efetivamente de Saúde?
Beto Richa – Um de meus compromissos é o de cumprir a Emenda Constitucional nº 29, aplicando os 12% previstos. No entanto, tão importante como o acréscimo de recursos será sua aplicação eficiente com base em um planejamento que leve em consideração as necessidades da população. Então, é fundamental agregar esses dois pressupostos: ampliação dos recursos para o setor e gestão de qualidade nos gastos.
5. Qual será a política adotada para impulsionar novos investimentos no campo?
Beto Richa – A agricultura e a agroindústria respondem por um terço do PIB paranaense e por parcela expressiva dos empregos existentes. Ampliar o processamento das matérias-primas no Estado, agregando mais valor àquilo que aqui se produz, é fundamental para a renda das famílias, a geração de tributos e a melhoria das condições de inserção de nossa economia no resto do mundo.
A melhoria das condições de competitividade das atuais cadeias e o estímulo a novos negócios é medida que se impõe. Por isso, a par de resolver velhos gargalos em nossa infraestrutura, vamos aperfeiçoar os mecanismos de estímulo à agroindustrialização. Para tanto, vamos implantar a Agência Paraná de Desenvolvimento.
6. Em relação ao serviço público, o que deve ser feito para valorização dos servidores?
Beto Richa – O trabalho do funcionalismo deve ser reconhecido com a valorização salarial e permanente capacitação profissional, com cursos de qualificação contínua. Um aspecto fundamental é a participação do servidor em funções de comando e assessoramento superior. Quero governar junto com o servidor estadual.
7. Que medidas serão adotadas na área da educação?
Beto Richa – O novo governo vai trabalhar na qualificação e na valorização dos professores. Vamos buscar garantir maior autonomia às escolas. Uma iniciativa fundamental está associada à melhoria e ampliação das vagas no ensino técnico profissionalizante, de acordo com as características e demandas de cada região. Nisso, queremos trabalhar em parceria com outras instituições e também com as universidades estaduais, que terão um papel mais ativo no desenvolvimento social, econômico e científico do Estado.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010







    Comunidade Escola

Programa CE tem 96% de aprovação entre participantes e moradores



Um dos melhores programas em ação no municipio"- Vereador Francisco Garcez.
O programa Comunidade Escola é aprovado por 96% dos participantes e moradores de bairros onde é realizado. É o que aponta uma pesquisa aplicada em novembro passado com 2.191 entrevistados, maiores de 13 anos e distribuídos proporcionalmente entre as 86 escolas que aderiram ao programa, que mantém as escolas abertas nos fins de semana com a oferta gratuita de oficinas e atividades de lazer.
Em cinco anos de existência o programa teve mais de sete milhões de participações. Mais de 740 pessoas de todas as idades são voluntárias do Comunidade Escola.
Realizada pela Central de Relacionamento Municipal, com questionário estruturado pela Secretaria Municipal da Educação, a pesquisa apontou que 32% dos entrevistados consideram o programa excelente; 20%, muito bom; e 35%, bom. Revelou ainda que, para 84% dos entrevistados, o Comunidade Escola contribui diretamente para a diminuição de episódios de violência nos bairros onde é desenvolvido e para o aumento do interesse dos participantes pelo estudo.
“O Comunidade Escola é o maior programa da Prefeitura em mobilização social e com influência direta nos indicadores positivos da educação de Curitiba”, considera o prefeito Luciano Ducci. A maioria dos entrevistados na pesquisa da Prefeitura costuma participar das atividades assiduamente, todos os fins de semana (33%).
O levantamento apontou também que 95% dos entrevistados consideram que o programa ajuda na integração entre a comunidade e a unidade de ensino e 92% acreditam que ele contribui para aumentar os interesses das crianças, jovens e adolescentes em relação à escola.
"Esse resultado reforça a importância do programa como política pública para o avanço da educação, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cultura de paz em nossa cidade. São milhares de pessoas que passam a ter a oportunidade de ampliar suas alternativas de aprendizagem e lazer", diz a coordenadora do programa, Liliane Casagrande Sabbag.
"Estão de parabéns todos os profissionais da Prefeitura envolvidos, os voluntários e instituições parceiras que atuam com competência e muito comprometimento", completou.
Em atividade nas férias
Mesmo no período de férias, o Comunidade Escola continuará em funcionamento. Serão 36 escolas abertas todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, colocando à disposição da comunidade seus espaços de lazer e laboratórios de informática, com a oferta de atividades socioeducativas, culturais e de lazer para adultos e crianças.
"A continuidade do programa durante o recesso escolar reforça uma das principais características do Comunidade Escola, que é a de fazer com que as pessoas se apropriem e usufruam com qualidade dos espaços públicos da cidade", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Cronograma do Comunidade Escola nas férias
Escolas municipais da Regional Boqueirão - a partir do dia 15/1
?    Jornalista Arnaldo Alves Cruz
?    Tereza Matsumoto
?    Germano Paciornik
?    Bento Mossurunga
?    David Carneiro

Escolas municipais da Regional Bairro Novo - a partir do dia 12/1
?    Cecília Maria Westphalen - com atividades também durante a semana
?    Pedro Viriato Parigot de Souza - com atividades também durante a semana
?    Rio Negro - com atividades também durante a semana
?    Dona Lulu - com atividades também durante a semana

Escolas municipais da Regional Santa Felicidade - a partir do dia 15/1

?    Anita Gaertner

Escolas municipais da Regional Portão - a partir do dia 15/1
?    Nair de Macedo
?    Expedicionário

Escolas Municipais da Regional CIC - a partir do dia 15/1
?    América da Costa Sabóia
?    Dario Vellozo
?    Maria do Carmo Martins
?    Olívio Soares Sabóia – só aos sábados

Escolas Municipais da Regional Boa Vista
?    Anísio Teixeira - a partir do dia 15/1
?    Araucária - com atividades também durante a semana - a partir do dia 10/1
?    Romário Martins - a partir do dia 15/1
?    Madre Antonia - com atividades também durante a semana - a partir do dia 3/1
?    Lauro Esmanhoto - com atividades também durante a semana - a partir do dia 10/1
?    Augusto Sandino - a partir do dia 15/01

Escolas Municipais da Regional Cajuru 

?    Enéas Faria - a partir do dia 15/1
?    Rachel Mader - a partir do dia 15/1
?    Michel Khury - a partir do dia 15/1
?    Irati - a partir do dia 15/1
?    Maria de Lourdes Pegoraro - a partir do dia 15/1
?    Durival Britto e Silva - a partir do dia 15/1
?    Elza Lerner - a partir do dia 15/1
?    Maria Marli Piovezan - com atividades também durante a semana - a partir do dia 10/1

Escolas Municipais da Regional Pinheirinho  

?    Helena Kolody – a partir do dia 15/1
?    Vila Zanon – com atividades também durante a semana - a partir do dia 11/1
?    Leonel Brizola – com atividades também durante a semana - a partir do dia 11/1
?    Maria Ienkot Zeglin - com atividades também durante a semana - a partir do dia 11/1
?    Osvaldo Arns - com atividades também durante a semana - a partir do dia 11/1
?    João Amazonas - a partir do dia 15/1

domingo, 26 de dezembro de 2010


Em 2010

Mais de 520 mil trabalhadores atendidos









A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego atendeu mais de 520 mil trabalhadores em feiras, cursos e eventos promovidos em 2010. O total representa cerca de 30% da população economicamente ativa (1,8 milhão) de Curitiba e Região Metropolitana. As ações desenvolvidas ao longo do ano contribuíram para a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e atenção à saúde do trabalhador.
“A produção este ano foi fantástica. Fizemos mais de 520 mil atendimentos, o que equivale a 1/6 da população da Região Metropolitana de Curitiba”, comparou o secretário Paulo Bracarense, que, na última quarta-feira (23), agradeceu a equipe e fez um balanço do trabalho desenvolvido nos postos do Sistema Público de Emprego e Renda (Sine) e dos Centros de Referência do Trabalhador (CRTs), nas Ruas da Cidadania.
Este ano, o Observatório do Trabalho produziu 12 relatórios de nível de emprego para os setores do Comércio, Construção Civil, Indústria e Serviços. A Secretaria vai fechar o ano com cerca de 60 mil carteiras de trabalho produzidas. “Graças ao esforço de todos, é desenvolvido um trabalho qualificado na geração de emprego, renda e assistência aos trabalhadores. As pessoas fazem a carteira porque estão ingressando no mercado formal. Para 2011, a meta é investir ainda mais em qualificação e geração de renda”, anuncia o prefeito Luciano Ducci.
Através da parceria com o Ministério do Trabalho foram concluídos com sucesso o Programa de Qualificação Projovem, o Plano de Qualificação para Construção Civil (Planseq) e o curso de Associativismo e Cooperativismo para a inclusão sócio-produtiva de catadores de material reciclável. O curso teve dez turmas com 206 participantes. Já o curso de Inserção ao Mundo do Trabalho formou oito turmas, com um total de 211 participantes.
Pessoa com deficiência
As pessoas com deficiência também receberam especial atenção da Secretaria do Trabalho. Através do curso Curitiba Eficiente foram preparados para o mercado de trabalho 313 profissionais.
Além disso, no início de dezembro, a Secretaria realizou a 2ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência, que registrou 4.367 atendimentos.
No Memorial de Curitiba foram reunidas 23 empresas e sete instituições oferecendo mais de 1.200 vagas de emprego e quase 200 de qualificação profissional. Os trabalhadores também tiveram acesso ao atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), orientação jurídica e oportunidades de estágio. Mais de 730 pessoas foram encaminhadas para vagas de emprego.
No evento foi realizada ainda a vacinação de 1.460 pessoas, captação de 211 doações de medula óssea e mais de 2.000 atendimentos relacionados à saúde do trabalhador.
SINE
Nos sete postos do Sistema Público de Emprego e Renda, foram realizados 257.123 atendimentos. Desse total, 324 foram de reinscrições e 25.172 de novos cadastrados.
Feiras
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria promoveu a Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, realizada nos dias 1.º e 2 de maio, no calçadão da Boca Maldita e na Praça Osório. Aproximadamente 70 mil pessoas visitaram a feira. Foram oferecidas 5 mil vagas de emprego, sendo 378 delas para pessoas com deficiência. As empresas fizeram 66.956 atendimentos e 10.579 cadastros.
Em maio aconteceu o 1º Seminário de Saúde, Segurança e Qualificação do Profissional Motofretista de Curitiba, com a participação de 1,4 mil pessoas. Já o Mutirão do Emprego Temporário de 2010, realizado em novembro, registrou um aumento de 80%, em relação ao ano passado, no número de contratações efetivadas nos dois dias de evento. Em 2009, dos 78 mil interessados que circularam pelo local, 1.333 saíram empregados. No Mutirão deste ano foram registrados 30.207 atendimentos e 2.388 contratações. O mutirão ofereceu 8.700 vagas, com salários entre R$ 600 e R$ 8 mil.
Como reflexo do mutirão, em outubro, Curitiba bateu o recorde na geração de empregos no comércio. Com 1.383 novas vagas, o mês foi o melhor para os trabalhadores do setor desde o início da série histórica em 2000.
Carteira de trabalho
Em 2010, a Secretaria conseguiu reduzir o prazo para emissão da carteira de trabalho de 20 para cinco dias úteis. Desde o início de outubro, quando todo processo de emissão do documento – protocolo e confecção – passou a ser executado por funcionários da Secretaria, os cidadãos que procuram as Ruas da Cidadania passaram a contar com o prazo diferenciado.
O número de carteiras emitidas na capital paranaense vem crescendo ano a ano. Em 2008 foram 41.356 novos trabalhadores registrados. No ano passado, este número cresceu para 47.082. Este ano, somente nos dez primeiros meses, 47.998 carteiras foram produzidas. A expectativa da SMTE é de que este número possa chegar a 60 mil até o final de 2010