domingo, 26 de dezembro de 2010


Em 2010

Mais de 520 mil trabalhadores atendidos









A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego atendeu mais de 520 mil trabalhadores em feiras, cursos e eventos promovidos em 2010. O total representa cerca de 30% da população economicamente ativa (1,8 milhão) de Curitiba e Região Metropolitana. As ações desenvolvidas ao longo do ano contribuíram para a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e atenção à saúde do trabalhador.
“A produção este ano foi fantástica. Fizemos mais de 520 mil atendimentos, o que equivale a 1/6 da população da Região Metropolitana de Curitiba”, comparou o secretário Paulo Bracarense, que, na última quarta-feira (23), agradeceu a equipe e fez um balanço do trabalho desenvolvido nos postos do Sistema Público de Emprego e Renda (Sine) e dos Centros de Referência do Trabalhador (CRTs), nas Ruas da Cidadania.
Este ano, o Observatório do Trabalho produziu 12 relatórios de nível de emprego para os setores do Comércio, Construção Civil, Indústria e Serviços. A Secretaria vai fechar o ano com cerca de 60 mil carteiras de trabalho produzidas. “Graças ao esforço de todos, é desenvolvido um trabalho qualificado na geração de emprego, renda e assistência aos trabalhadores. As pessoas fazem a carteira porque estão ingressando no mercado formal. Para 2011, a meta é investir ainda mais em qualificação e geração de renda”, anuncia o prefeito Luciano Ducci.
Através da parceria com o Ministério do Trabalho foram concluídos com sucesso o Programa de Qualificação Projovem, o Plano de Qualificação para Construção Civil (Planseq) e o curso de Associativismo e Cooperativismo para a inclusão sócio-produtiva de catadores de material reciclável. O curso teve dez turmas com 206 participantes. Já o curso de Inserção ao Mundo do Trabalho formou oito turmas, com um total de 211 participantes.
Pessoa com deficiência
As pessoas com deficiência também receberam especial atenção da Secretaria do Trabalho. Através do curso Curitiba Eficiente foram preparados para o mercado de trabalho 313 profissionais.
Além disso, no início de dezembro, a Secretaria realizou a 2ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência, que registrou 4.367 atendimentos.
No Memorial de Curitiba foram reunidas 23 empresas e sete instituições oferecendo mais de 1.200 vagas de emprego e quase 200 de qualificação profissional. Os trabalhadores também tiveram acesso ao atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), orientação jurídica e oportunidades de estágio. Mais de 730 pessoas foram encaminhadas para vagas de emprego.
No evento foi realizada ainda a vacinação de 1.460 pessoas, captação de 211 doações de medula óssea e mais de 2.000 atendimentos relacionados à saúde do trabalhador.
SINE
Nos sete postos do Sistema Público de Emprego e Renda, foram realizados 257.123 atendimentos. Desse total, 324 foram de reinscrições e 25.172 de novos cadastrados.
Feiras
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria promoveu a Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, realizada nos dias 1.º e 2 de maio, no calçadão da Boca Maldita e na Praça Osório. Aproximadamente 70 mil pessoas visitaram a feira. Foram oferecidas 5 mil vagas de emprego, sendo 378 delas para pessoas com deficiência. As empresas fizeram 66.956 atendimentos e 10.579 cadastros.
Em maio aconteceu o 1º Seminário de Saúde, Segurança e Qualificação do Profissional Motofretista de Curitiba, com a participação de 1,4 mil pessoas. Já o Mutirão do Emprego Temporário de 2010, realizado em novembro, registrou um aumento de 80%, em relação ao ano passado, no número de contratações efetivadas nos dois dias de evento. Em 2009, dos 78 mil interessados que circularam pelo local, 1.333 saíram empregados. No Mutirão deste ano foram registrados 30.207 atendimentos e 2.388 contratações. O mutirão ofereceu 8.700 vagas, com salários entre R$ 600 e R$ 8 mil.
Como reflexo do mutirão, em outubro, Curitiba bateu o recorde na geração de empregos no comércio. Com 1.383 novas vagas, o mês foi o melhor para os trabalhadores do setor desde o início da série histórica em 2000.
Carteira de trabalho
Em 2010, a Secretaria conseguiu reduzir o prazo para emissão da carteira de trabalho de 20 para cinco dias úteis. Desde o início de outubro, quando todo processo de emissão do documento – protocolo e confecção – passou a ser executado por funcionários da Secretaria, os cidadãos que procuram as Ruas da Cidadania passaram a contar com o prazo diferenciado.
O número de carteiras emitidas na capital paranaense vem crescendo ano a ano. Em 2008 foram 41.356 novos trabalhadores registrados. No ano passado, este número cresceu para 47.082. Este ano, somente nos dez primeiros meses, 47.998 carteiras foram produzidas. A expectativa da SMTE é de que este número possa chegar a 60 mil até o final de 2010