sábado, 9 de outubro de 2010


Semana da alimentação

Dicas sobre hábitos saudáveis no Mercado Municipal

principal



A Semana Mundial da Alimentação será comemorada de 13 a 16 de outubro, no Mercado de Orgânicos, anexo ao Mercado Municipal, com diversas atividades da Prefeitura. A abertura será na quarta-feira (13), às 14h, no auditório do mercado.
Durante quatro dias, os participantes terão dicas sobre hábitos saudáveis, conhecerão ações para erradicação da fome e celebrarão o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), data da criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945.
A programação inclui a 1ª Mostra de Ações em Educação Alimentar e Nutricional e ainda cursos de alimentação infantil, alimentos funcionais e lanches saudáveis, oferecidos pela Secretaria Municipal do Abastecimento. Os cursos começarão na quinta-feira (14) e vão até sábado (16).
Circuito - Os participantes da semana também conhecerão o Circuito da Alimentação Saudável com Gourmet Kids, de sexta (15) a segunda-feira (18), a partir das 14h. Nos dias 15 e 18, o circuito terá a visitação de 100 crianças da Escola Municipal Paulo Freire e o Ditmar Brephols.
O Circuito da Alimentação Saudável terá cinco etapas. Para começar, uma visita à maquete da horta instalada no Mercado de Orgânicos, para que as crianças plantem mudas de temperos. Em seguida, elas saberão sobre a importância da higienização das mãos e visitarão o Espaço Gourmet Kids, onde aprenderão a fazer biscoitinhos saudáveis e sucos.
A quarta parte da prática é a "compra" de réplicas de alimentos. Por fim, haverá a entrega dos biscoitinhos, do suco, da Cartilha “Comendo e Brincando”, com dicas para crianças, e da muda de tempero.
Crianças - A Secretaria Municipal da Educação envolverá os estudantes da rede municipal na celebração da Semana Mundial da Alimentação. No horário de almoço, os alunos dos Centros de Educação Integral (CEIs) da Prefeitura terão dicas sobre alimentos saudáveis e poderão assistir ao vídeo Almoço com Nutriamigos.
Para estimular os bons hábitos alimentares, também haverá divulgação de cartazes e folders com os temas Legal é Comer Bem e Radical é Comer Bem, feitos em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Eles serão expostos nas escolas e creches durante o mês de outubro.
A partir de quarta-feira (13), o saguão do Edificio Delta (avenida João Gualberto, 623) abrigará uma exposição  de trabalhos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como maquetes de hortas, jogos americanos e porta-guardanapos feitos pelas crianças para usarem nas refeições
Saúde - A Secretaria Municipal da Saúde também terá ações na programação. O tema "Nutrição" será apresentado no Ônibus Adolescente Saudável, que passará por escolas e Unidades de Saúde.
Também serão intensificadas as atividades de educação nutricional nas Unidades de Saúde, com oficinas culinárias e sobre alimentação saudável.
A Semana Mundial da Alimentação também terá reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea), com posse dos novos conselheiros, na sexta-feira (15), às 9h.

SERVIÇO
SEMANA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
De quarta-feira (13) a sábado (16)
Programação do Mercado Municipal (rua da Paz, 608)
Quarta-feira (13)
14h - abertura no auditório 
15h10 - palestra Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com Silvia do Amaral Rigon, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)
Quinta-feira (14)
Das 9h às 11h - curso Alimentação Infantil
Das 14h às 16h - curso Lanches Saudáveis
Sexta-feira (15)
Das 9h às 11h - curso Alimentos Funcionais
Às 14h - Circuito da Alimentação Saudável com Gourmet Kids (a atividade também será realizada nos dias 16, 17 e 18, no mesmo horário)
Sábado (16)
Das 9h às 11h - curso Lanches Saudáveis
Das 9h às 16h - 1ª Mostra de Ações em Educação Alimentar e Nutricional
Programação no Edifício Delta (avenida João Gualberto, 623) 
De quarta (13) a sexta-feira (15), das 8h às 18h - Exposição dos trabalhos relacionados à alimentação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

sexta-feira, 8 de outubro de 2010


Moradia

Definidos critérios para "Minha Casa, Minha Vida"

principal
  • miniatura
  • miniatura
O Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), organismo que congrega representantes do setor público, do setor produtivo, dos movimentos populares e do meio acadêmico, aprovou ontem, dia 7, as normas para acesso de famílias com renda de até três salários mínimos ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal. A aprovação atende à Portaria 140/2010 do Ministério das Cidades.

Entre os critérios definidos na reunião, estão a condição de vulnerabilidade social aliada à precariedade habitacional das famílias, a composição familiar (considerando-se o número de dependentes menores de 18 anos) e despesa com o pagamento de aluguel. Também foram definidas cotas para atendimento de idosos (3% das unidades produzidas) e portadores de necessidades especiais (3%). 
Além disso, as normas aprovadas no Conselho consideram também variáveis definidas na portaria do Ministério das Cidades, que devem obrigatoriamente ser observada pelos municípios, como critério para priorização no atendimento: famílias desabrigadas de áreas de risco ou insalubres e famílias comandadas por mulheres.
Criado em março do ano passado, o programa “Minha Casa, Minha Vida” está sendo implantado em Curitiba com a participação da Prefeitura e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). De acordo com as normas do programa, nos empreendimentos destinados a famílias com renda de até três salários mínimos, a identificação da demanda deve ser feita seis meses antes da entrega das unidades.
Atualmente, estão em construção 11 empreendimentos na região sul da cidade (nos bairros do Sítio Cercado, Ganchinho e Tatuquara) para atender esta faixa de renda, com a oferta global de 2.764 unidades (1.200 apartamentos e 1.524 casas e sobrados). A previsão é que a conclusão das obras ocorra até meados do ano que vem, o que significa que a comercialização das unidades deve iniciar nos próximos 60 dias.
Critérios - De acordo com o convênio firmado entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal para implantação do programa “Minha Casa, Minha Vida”, a Cohab é responsável pela identificação da demanda. O cadastro permanente de inscritos que a Companhia mantém é a principal porta de acesso para os candidatos a imóveis, mas para atender às determinações da portaria federal, é que foram criados os critérios para classificação das famílias inscritas.
A definição destes critérios levou em conta os parâmetros federais (famílias originárias de áreas de risco e mulheres chefes de domicílio) e algumas condicionantes, como a necessidade de promover a inclusão social, garantir a sustentabilidade da intervenção, possibilitar a diminuição do encargo mensal com a moradia e compatibilizar as características do imóvel com a composição familiar.
Os critérios aprovados incluem: 1) famílias atendidas pela rede de proteção social do município, em situação de vulnerabilidade e precariedade habitacional; 2) existência de dependentes com menos de 18 anos; 3) famílias residentes no município vivendo em imóveis alugados. Para destinação dos apartamentos, definiu-se que a família deve ter até três dependentes com menos de 18 anos.
Também foi definido que 75% dos imóveis produzidos serão ocupados por famílias que atendem de quatro e cinco critérios (locais e nacionais) e os restantes 25% serão destinados a famílias que se enquadrarem em até três critérios.
A assistente social Andrea Luíza Curralinho Braga, do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), representante da sociedade civil no Concitiba, acha que a discussão dos critérios de acesso ao programa habitacional foi positiva. “É uma questão polêmica, porque envolve seletividade e é muito difícil num cenário de muitas carências como o do nosso país definir normas que atendam a todos os interesses e sejam justas. Mas acredito que o início de um processo, que pode ser avaliado e aperfeiçoado mais tarde”, falou.
O representante do setor produtivo, Hélio Bampi, vice presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), também saiu satisfeito da reunião. “Foi uma decisão madura e equilibrada, que atende os anseios da população mais mais carente”, disse.
Concitiba - O Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) é um órgão de caráter consultivo, que acompanha questões de política urbana e social do município. O Conselho é presidido pelo presidente do Ippuc, Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida, e tem representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, FIEP, sindicatos (como o SInduscon e Sindiurbano), organismo de classe (como o CRESS), ONGs (como o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos) e Associações de Moradores. Na reunião desta quinta-feira, além dos critérios para acesso ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, também foi decidida a elaboração de uma pauta para os próximos 12 meses. Os representantes dos diversos segmentos farão a sugestão dos assuntos a serem debatidos e na próxima reunião, no final deste mês, será definida a agenda do Concitiba para 2011.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010


Investimentos

Luciano Ducci e Pessuti assinam contratos para obras em Curitiba


principal



  • miniatura
O prefeito Luciano Ducci e o governador Orlando Pessuti assinaram na última terça-feira (5) contratos de financiamentos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) no valor de R$ 47,5 milhões para obras em Curitiba. A assinatura foi no auditório do Museu Oscar Niemeyer, durante a Escola de Governo.
Com os recursos, a Prefeitura vai fazer licitações para obras do Clube da Gente Tatuquara; dos Centros da Juventude Audi/União (Uberaba) e Eucaliptos (Boqueirão); da Unidade de Saúde da Família Parolin; do Laboratório Municipal de Análises Clínicas; de Centrais de Raio-X em unidades de saúde; e o Sistema Integrado de Mobilidade para o Anel Viário de Curitiba.
"São investimentos em obras importantes na área social, de saúde e mobilidade para a cidade", disse o prefeito Luciano Ducci.
Dos recursos, R$ 32,5 milhões serão empréstimos do FDU e R$ 15 milhões são em contrapartida da Prefeitura de Curitiba. O empréstimo será pago com recursos do orçamento do Município.
O governador Orlando Pessuti afirmou que a parceria com a Prefeitura está cada vez melhor. "Alguns dias atrás, na Prefeitura, firmamos convênios com recursos também do FDU para implantação do Anel Viário de Curitiba. Ação forte que a Prefeitura idealizou e estamos ajudando a realizar", disse Pessuti.
O Anel Viário prevê a revitalização do pavimento, das calçadas e a adequação da sinalização semafórica em 25 quilômetros de um conjunto de ruas que formam um anel ao redor do centro de Curitiba. O objetivo é melhorar a mobilidade e a acessibilidade em toda a região central. O edital de licitação para as obras foi aberto em agosto.
"Curitiba terá muitos avanços com estas obras", disse o vereador Mario Celso Cunha, líder do governo municipal na Câmara.
Luciano Ducci destacou outras obras de mobilidade que a Prefeitura vai fazer. "Também temos os empréstimos da Caixa Econômica Federal para obras da Copa do Mundo 2014, no valor de R$ 222 milhões. Ao longo dos próximos dois anos Curitiba se transformará num grande canteiro de obras. Serão melhorias que vão ficar para sempre", disse Luciano Ducci.
O Clube da Gente terá piscinas aquecidas para aulas de natação e hidroginástica. A Prefeitura já tem um Clube da Gente no Bairro Novo e está construindo outro na CIC. Os Centros da Juventude, além de piscinas, terão quadras esportivas cobertas e espaços para atividades culturais e de lazer.
Saúde: Os contratos assinados nesta terça-feira também são para importantes obras na área da saúde em Curitiba. Os Centros de Urgências Médicas Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Sítio Cercado e Fazendinha receberão Centrais de Raio-X.
Também será construído o novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas, na rua Primo Lourenço Tosin, no Pinheirinho. O novo laboratório terá 3,9 mil metros quadrados de área. "Nosso laboratório municipal será o mais moderno do país", garantiu Luciano Ducci.
A Unidade de Saúde da Família Parolin será reconstruída, no mesmo lugar onde funciona desde 1988, e terá 510 metros quadrados de área. "Estamos trabalhando por todos os bairros da cidade, para melhorar cada vez mais os serviços e a infraestrutura para a população", afirmou o prefeito.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Governador eleito do Paraná começa a tratar da transição


oPublicação: 04/10/2010 15:58



Curitiba – O governador eleito do Paraná, Beto Richa, informou nesta segunda-feira (4) que já manteve um contato com o atual governador, Orlando Pessuti, para discutir a formação das duas equipes que vão participar da transição de governo. “Acho que será fácil esse trabalho”, afirmou Richa.

Eleito pelo PSDB em primeiro turno, com 52,44% dos votos válidos, ele voltou a prometer "um grande governo" para o Paraná. Segundo ele, em algumas cidades do interior, como Londrina, a situação é caótica, principalmente nas áreas de saúde e segurança pública. Ele informou que inicia hoje (4) visita às cidades de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel. “Quero começar imediatamente a ouvir a população dessas cidades sobre suas necessidades.”

Richa disse que sua equipe trabalhará com o sistema de metas a cumprir, no qual quem não corresponde às expectativas é afastado. “Vou implantar o contrato de gestão, como já fiz em Curitiba, como Aécio Neves fez no governo de Minas Gerais." Nesse sistema, explicou, os secretários de governo assinam um termo de compromisso com as propostas feitas na campanha eleitoral e os que não cumprirem deixam de fazer parte da equipe.

Entre as propostas de campanha de Beto Richa destacam-se a criação de 22 regiões de desenvolvimento do Paraná, a ampliação de todos os programas sociais existentes em âmbito federal e estadual; a limitação do número de alunos em sala de aula para 25 e a criação de programa de assistência a gestantes e bebês.