sábado, 18 de setembro de 2010

Meio Ambiente: Prefeitura distribuirá mudas na Semana da Árvore


A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fará distribuição de mudas de árvores na próxima terça-feira (21) em comemoração à Semana da Árvore, que vai até o dia 27. A distribuição acontecerá no calçadão da Rua XV, próximo a Praça Osório, das 9h às 15h. Serão distribuídas 5 mil mudas de espécies nativas, entre elas pitangueiras, araçazeiros, goiabeiras, ipês roxos e amarelos, pinheiros bravos e jabuticabeiras.

"Essa já é uma ação tradicional em Curitiba na Semana da Árvore. Muitas pessoas nos ligam com antecedência perguntando onde será a distribuição. O objetivo é oferecer algumas das plantas nativas para que a comunidade cultive em seus domicílios e embelezem ainda mais a cidade", afirma Carlos Ripcka, gerente de arborização pública da Secretaria de Meio Ambiente.

Todas as mudas são produzidas no Horto Municipal da Barreirinha, de onde saem anualmente 80 mil mudas. São as mesmas espécies utilizadas na arborização pública de Curitiba. Os ipês roxos e amarelos são plantados nas vias públicas, enquanto as espécies frutíferas são plantadas nas margens dos rios, por atraírem pássaros.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cadeirinha, cinto e arte na faixa abrem Semana do Trânsito


A Semana Nacional do Trânsito começou nesta sexta-feira (17) em Curitiba, com o tema Proteja Sua Família. Crianças na cadeirinha e todos de cinto de segurança. Organizada pela Urbs - Urbanização de Curitiba S.A, as ações de educação para o trânsito acontecerão até próximo fim de semana por toda a cidade, e especialmente no parque Barigui.

Além da cadeirinha e cinto de segurança, a Urbs continuará também com a campanha de respeito à faixa de pedestre. "O desrespeito ao trânsito provoca um dos maiores custos sociais do país, por isso a Prefeitura, por meio da Urbs, procura desenvolver ações de educativas e preventivas, além da fiscalização ostensiva do trânsito na cidade", destacou o presidente da Urbs, Marcos Isfer.

O lançamento foi na Escola Municipal Ulisses Falcão Vieira, no CIC, com participação de 200 alunos, Polícia Militar, agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran), pais e professores. As crianças assistiram apresentações de teatro, da peça infantil Transitando em Casa, fanfarra e coral da escola.

As crianças levaram para casa folders, adesivos e pulseirinhas desenvolvidas para a campanha. "O material é para ser mostrado aos pais, pois explica quais são os dispositivos de segurança necessários para o transporte de crianças", disse a diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella.

Marlene e Aires Ribeiro, pais da aluna Camila, participaram do lançamento da Semana de Trânsito. "Ela e as outras crianças aprendem desde já como se comportar e a respeitar as leis de trânsito", disse Marlene.

Programação – Nos dias 18,19, 25 e 26 de setembro, a Semana do Trânsito vai acontecer no Parque Barigui: Ônibus da Educação para o Trânsito em parceria com Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana. O ônibus adaptado terá teatro de fantoches, grupo musical “De bem com a via”, Cine Segurança no Trânsito e outras atividades lúdicas.

Os carros que passarem pelo parque nos dois fins de semana poderão fazer a inspeção de emissão de poluentes, amortecedores, pneus, freio, suspensão e outros itens. A inspeção veicular será feita pela Porto Seguro, parceira da Urbs nas atividades da Semana do Trânsito. Quem fizer as avaliações terá um laudo que possibilita ao proprietário do veículo solucionar os problemas detectados, contribuindo para a segurança do trânsito.

Cabine de tombamento – Os frequentadores do parque também poderão assistir, das 9h às 17h, a simulações de acidentes e a segurança que o uso do cinto proporciona aos ocupantes de veículos em casos de acidentes. A atividade será feita pela Volvo, por meio de uma cabine de caminhão acionada mecanicamente, que simula o tombamento de um veículo.

Arte na Faixa - No domingo (19), um grupo de artistas pintará 20 faixas de pedestres com temas de trânsito. O objetivo é despertar a atenção de pedestres e motoristas. Além das imagens inusitadas, os pedestres serão surpreendidos com a mensagem “Agora que você reparou, atravesse na faixa.”

Na quarta-feira (22), Dia Sem Carro, será feito com um grupo de ciclistas, uma simulação num trecho da futura Ciclofaixa da avenida Marechal Floriano. Os ciclistas seguirão do terminal do Hauer até o parque São Lourenço, seguindo pela ciclovia das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, avenida Mariano Torres, Passeio Público até o parque São Lourenço.

O trecho da futura ciclofaixa estará sinalizado com cones e faixas. Agentes de Trânsito e funcionários da Urbs orientarão o trânsito na região. "A simulação dará uma ideia de como funcionará a futura ciclofaixa e de como os ciclistas e motoristas devem se comportar", destaca o presidente da Urbs, Marcos Isfer. A ciclofaixa terá 8 quilômetros, paralela a canaleta do biarticulado, indo do viaduto da avenida Marechal Floriano até o Terminal do Carmo.

Também serão feitas atividades culturais, de saúde e de lazer no Mutirão do Trânsito na rua XV de Novembro, esquina com a Barão do Rio Branco. Barracas com atividades de trânsito, saúde, meio ambiente de lazer ficarão das 9h às 17 horas.

Credenciamento de imprensa: assinatura do termo de cooperação para a Copa 2014

Copa 2014

17/09/2010 18:22:00 | Autor: IMPRENSA | Fonte: SMCS
Os jornalistas interessados em acompanhar a cobertura da assinatura do termo de cooperação financeira para as obras na Arena do CAP nos padrões e normas de exigências da Fifa para a Copa do Mundo de 2014 deverão fazer o credenciamento de imprensa até hoje(17/09), às 17 horas, no e-mail: credenciamento@atleticopr.com.br

O evento com a assinatura do termo de cooperação ocorre na próxima segunda-feira (20/09), às 14 horas, na área VIP da Arena. Estarão presentes representantes da Prefeitura de Curitiba, governo do Paraná, CBF, Fifa, além do Conselho Administrativo e Deliberativo do Atlético Paranaense.

Após a assinatura do termo de cooperação, as autoridades presentes irão conceder entrevista coletiva para a imprensa.

Serviço:
Evento de assinatura do termo de cooperação financeira para as obras na Arena da Baixada
Data: 20 de setembro de 2010 (segunda-feira)
Local: Área VIP da Arena (acesso pela torre 5 – entrada pela rua Coronel Dulcídio)
Horário: 14 horas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Prefeitura amplia oferta de consultas de Cardiologia

15/09/2010 16:56:00 | Autor: IMPRENSA | Fonte: SMS
Dia: 16 de setembro (quinta-feira)
Horário: 16h30
Local: Rua Princesa Isabel, 1.687, Bigorrilho

A oferta de consultas médicas de Cardiologia para a rede municipal de saúde ganhará um reforço a partir de segunda-feira (20). Será inaugurado às 16h30 desta quinta-feira (16) a Unidade de Cardiologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. O prefeito Luciano Ducci e a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, participarão da solenidade.

A parceria com o Hospital Evangélico faz parte do esforço da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar a oferta de atendimento médico especializado. Exemplo disso são os mutirões de especialidades médicas, realizados nos finais de semana, e que estão acontecendo em Curitiba desde o início de 2010.

No período já aconteceu uma ação para intensificar o atendimento na área de Ultrassonografia e estão em curso os mutirões de Ortopedia e de Gastroenterologia.

Ampliação - O novo serviço do Hospital Evangélico representa o crescimento do número de atendimentos na especialidade de 900 para 3.900 por mês para a rede municipal de saúde, entre consultas iniciais e retornos. Isso será possível graças à nova estrutura prestes a entrar em funcionamento e que contará com nove salas de consultas, seis médicos cardiologistas mais equipe de apoio.

Até o momento, somadas as consultas ofertadas pelos quinze serviços médicos integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, a oferta média era de 5.800 consultas mensais de Cardiologia. O Hospital Evangélico passa a ser o maior deles na área. Parceiro antigo da Prefeitura, além de consultas, cirurgias e internamentos em leitos convencionais e de terapia intensiva na especialidade ele já oferecia cirurgias e exames sofisticados tanto para atendimento eletivo quanto de urgência.

Somente entram na fila de espera da Central de Marcação de Consultas Especializadas, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, os pacientes que não se enquadram nos critérios clínicos de urgência.

Casos nessa condição têm atendimento prioritário e que acontece no momento da manifestação dos sintomas. As situações de urgência são encaminhadas pelos centros municipais de urgências médicas (CMUM) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu / 192).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Saúde chama mais 520 médicos, enfermeiros e dentistas

A Prefeitura está convocando mais 520 aprovados em concurso público para atuar em doze carreiras da Secretaria Municipal da Saúde, além de agentes administrativos.
Os novos servidores vão suprir vagas abertas com aposentadorias e exonerações, compor o corpo clínico da futura Unidade de Saúde Abranches, que está em fase de obras, e ampliar equipes de outros serviços o setor. Desde o início do primeiro mandato do prefeito Luciano Ducci já foram contratados 3.324 servidores, dos quais 953 são médicos.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, a convocação reflete o empenho da Prefeitura em manter completas as equipes das unidades de saúde, além de planejar a expansão da rede de atendimento. “O foco é promover a renovação e a ampliação da nossa equipe com profissionais qualificados e afinados com os propósitos da saúde coletiva”, explica. Cerca de 70% dos moradores da cidade são usuários da rede municipal de saúde.
Estão sendo chamados médicos clínicos gerais, pediatras e psiquiatras, auxiliares de enfermagem, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos-bioquímicos, psicólogos, biólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliares de consultório dentário e técnicos em patologia clínica, mais os agentes administrativos.
Os auxiliares de enfermagem definirão seu ingresso até 30 de setembro, enquanto os aprovados nas demais carreiras começarão seu processo admissional em outubro.