quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Prefeitura amplia oferta de consultas de Cardiologia

15/09/2010 16:56:00 | Autor: IMPRENSA | Fonte: SMS
Dia: 16 de setembro (quinta-feira)
Horário: 16h30
Local: Rua Princesa Isabel, 1.687, Bigorrilho

A oferta de consultas médicas de Cardiologia para a rede municipal de saúde ganhará um reforço a partir de segunda-feira (20). Será inaugurado às 16h30 desta quinta-feira (16) a Unidade de Cardiologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. O prefeito Luciano Ducci e a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, participarão da solenidade.

A parceria com o Hospital Evangélico faz parte do esforço da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar a oferta de atendimento médico especializado. Exemplo disso são os mutirões de especialidades médicas, realizados nos finais de semana, e que estão acontecendo em Curitiba desde o início de 2010.

No período já aconteceu uma ação para intensificar o atendimento na área de Ultrassonografia e estão em curso os mutirões de Ortopedia e de Gastroenterologia.

Ampliação - O novo serviço do Hospital Evangélico representa o crescimento do número de atendimentos na especialidade de 900 para 3.900 por mês para a rede municipal de saúde, entre consultas iniciais e retornos. Isso será possível graças à nova estrutura prestes a entrar em funcionamento e que contará com nove salas de consultas, seis médicos cardiologistas mais equipe de apoio.

Até o momento, somadas as consultas ofertadas pelos quinze serviços médicos integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, a oferta média era de 5.800 consultas mensais de Cardiologia. O Hospital Evangélico passa a ser o maior deles na área. Parceiro antigo da Prefeitura, além de consultas, cirurgias e internamentos em leitos convencionais e de terapia intensiva na especialidade ele já oferecia cirurgias e exames sofisticados tanto para atendimento eletivo quanto de urgência.

Somente entram na fila de espera da Central de Marcação de Consultas Especializadas, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, os pacientes que não se enquadram nos critérios clínicos de urgência.

Casos nessa condição têm atendimento prioritário e que acontece no momento da manifestação dos sintomas. As situações de urgência são encaminhadas pelos centros municipais de urgências médicas (CMUM) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu / 192).