segunda-feira, 6 de dezembro de 2010


Edital do Enem será divulgado em janeiro


A UFPR oferecerá para o próximo ano 5.540 vagas (35,1% a mais do que era ofertado até 2007, quando a instituição oferecia 4,1 mil vagas), em 95 cursos de graduação. Este ano, pelo  edital que deve ser publicado em janeiro, o aumento das vagas se deve à abertura do curso de Agronomia em Palotina, do curso noturno de Terapia Ocupacional, de Tecnologia em Gestão Pública e Informática Biomédica.

Do total de vagas, 5.016 serão preenchidas pelo resultado do vestibular e 524 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). "O Sisu tem como base o Enem (Exame Nacional o Ensino Meio). Será lançado edital a parte, provavelmente no mês de janeiro. Os interessados deverão fazer a inscrição e o próprio MEC irá fazer a seleção", explicou o coordenador o Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von der Heyde.

Cotas

Vinte por cento das vagas são de inclusão racial, para estudantes negros. Outros 20% são de inclusão social, para pessoas que fizeram ensino Fundamental e Médio exclusivamente em escolas públicas. Em cada curso, há ainda uma vaga destinada a pessoas com deficiência
.