quarta-feira, 17 de novembro de 2010


Portão e Boqueirão

Tito Zeglin vistoria obras de pavimentação e drenagem


principal




Prefeito em exercício anunciou que Prefeitura revitalizou 15 quilômetros de ruas com a máquina recicladora de asfalto.
 
O prefeito em exercícioTito Zeglin vistoriou neste terça-feira (16) obras de pavimentação e de drenagem nas Regionais Boqueirão e Portão. Zeglin acompanhou pela manhã os trabalhos de recapeamento e de colocação de meio-fio nas ruas Clara Polsin, Brasílio Ribas, David Tows, João Batista Zagonel Passos e Pedro Zavaski.
À tarde, o prefeito em exercício acompanhou obras de drenagem na rua Maria Bueno. “São obras pedidas pela comunidade, como o recapeamento de ruas de antipó, que estão recebendo asfalto definitivo”, disse Zeglin.
A primeira rua visitoriada por Zeglin foi a rua Brasílio Ribas, no Novo Mundo, onde a Prefeitura está transformando 700 metros de antipó em asfalto definitivo. A rua faz esquina com a Clara Polsin,onde a Prefeitura já entregou mais de mil metros de ruas recuperadas.
O novo pavimento na Brasílio Ribas está sendo feito pela recicladora de asfalto. Nesta rua passam quatro linhas de ônibus. “Somente neste ano, a máquina recicladora de asfalto transformou 15 quilômetros de antipó em asfalto definitivo, melhorando a qualidade da nossa rede viária e o conforto no transporte coletivo”, disse Zeglin.
A obra na Brasílio Moura agradou os moradores. A comerciante Sirlei Santos disse que a rua vivia com buracos a cada chuva. “Agora, com o fim de antipó, a rua vai ficar bonita”, disse. Mesma opinião tem Carlos Eduardo, funcionário de uma retífica de motores. “Acho que com a rua arrumada, vamos ter até mais cliente”, disse.
Outras obras vistoriadas foram as ruas David Tows e João Batista Zagonel Passo. Na David Tows, a Prefeitura está aplicando nova capa asfáltica numa extensão de 1.760 metros. A revitalização completa inclui alargamento da pista, drenagem, paisagismo, sinalização e meio-fio. “Moro no Xaxim há 55 anos e, depois desta obra, é a primeira vez que vejo a David Tows tão bonita”, diz Malthard Friesen, proprietário de um aviário.
As obras da Prefeitura também agradaram os moradores da rua João Batista Zagonel Passos. “A rua está muito bonita, com asfalto novo e meio-fio. Também fizeram obras de canalização, que vão acabar com pontos de cheias. Foi um trabalho de primeira”, disse a dona de casa Ana Teresa Meira.
A obra nas Ruas David Tows e João Bastista Zagonel Passos fazem parte danova ligação entre os bairros Xaxim e o Pinheirinho. A nova ligação vai passar pelas ruas David Tows, João Batista Zagonel Passos, Francisco Carvalho da Costa, Pedro Zavarski e a rua Cid Marcondes de Albuquerque.
Drenagem - Tito Zeglin vistoriou também o início das obras do muro de contenção no córrego Santa Bernadete, no bairro Novo Mundo. O córrego passa atrás da rua Maria Bueno e tem cerca de 170 metros. "A obra vai devolver ao rio o que é dele, qualidade e limpeza", disse Tito Zeglin.
Os moradores ao redor do córrego comemoram a realização da obra, pois na região havia muitos ratos e com chuvas havia risco de enchentes. Aproximadamente 35 famílias, que moram ao redor do córrego, serão beneficiadas com a obra.
Os recursos para a construção do muro de contenção, que também evita a erosão no local, são provenientes de uma emenda parlamentar de 2009, que Tito Zeglin apresentou na Câmara. Ao todo são R$ 150 mil para a obra. "Esse rio vai desembocar no Belém e depois no Iguaçu, que vai até as Cataratas do Iguaçu. Os moradores merecem essa obra", definiu Tito Zeglin.