quarta-feira, 3 de novembro de 2010


Jogos Especiais 2010

Provas começam nesta quinta-feira com 850 atletas

principal



Começa nesta quinta-feira (4) a 6.ª edição dos Jogos Especiais de Curitiba, que vai contar com a participação de aproximadamente 850 atletas de 23 instituições de atendimento a pessoa com deficiência. O evento, promovido pela Prefeitura de Curitiba, contará com 12 modalidades esportivas adaptadas para a pessoa com deficiência. As provas acontecerão do dia 4 a 18 de novembro.
A abertura do evento será no ginásio da Universidade Positivo, às 8h30, e contará com a presença do presidente da Fundação de Ação Social (FAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD), Leandro Meller; do secretário municipal do esporte e lazer, Rudimar Fedrigo e do secretário municipal dos direitos da pessoa com deficiência, Irajá de Brito Vaz.
"Os Jogos Especiais visam valorizar e divulgar o potencial das pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão social, o aumento de sua autoestima e integração por meio do esporte”, disse Leandro Meller. Os jogos fazem parte das atividades do Amigo Curitibano, programa coordenado pela FAS em parceria com as demais secretarias municipais, que realiza ações preventivas, assistenciais e reabilitadoras que visam a defesa dos direitos, a integração e socialização da pessoa com deficiência
Todos os atletas que disputarão as provas são atendidos em instituições conveniadas à FAS. Além de divulgar o potencial da pessoa com deficiência, os Jogos Especiais também oferecem a oportunidade para a comunidade acompanhar as atividades e conhecerem mais sobre a pessoa com deficiência e sobre os programas e ações voltados para o seu atendimento.

"Por meio da disseminação de informações e com o apoio da população, podemos reforçar o trabalho de inclusão da pessoa com deficiência e buscar aprimorar e ampliar ainda mais sua rede de atendimento no município", diz Leandro Meller.
Outras propostas dos jogos são: incentivo a futuros profissionais no desenvolvimento de trabalhos na área, com idéias inovadoras para a construção de uma sociedade mais inclusiva, participativa e integrada junto às pessoas com deficiência e a oportunidade de identificação de novos talentos esportivos com potencial para futura representatividade no seguimento, entre outros.
Nas edições dos jogos em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 participaram, em média, 900 atletas por ano, de instituições de atendimento à pessoa com deficiência, nas áreas de deficiência auditiva, intelectual, física, visual e transtornos globais de desenvolvimento (TGD).
Os jogos de 2010 têm apoio da Universidade Positivo; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Pontifícia Católica do Paraná (PUC/PR); Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade); Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil); Faculdade Dom Bosco; Centro Universitário Franciscano (FAE); SESC Água Verde; Federação Paranaense de Golfe; Federação Paranaense de Beisebol; Clube Urca e Banda Tático Móvel.
JOGOS ESPECIAIS
De 4 a 18 de novembroGinásios da Universidade Positivo, do SESC Água Verde, Clube Urca e da praça Plínio Tourinho
Modalidades esportivas:
- atletismo
- futebol de salão
- xadrez
- bocha de areia
- natação 
- goalball 
- golfe
- vôlei
- beisebol
- polibate
- boccia
- tibool