sexta-feira, 26 de novembro de 2010


Encontro Regional

Direitos da pessoa idosa em debate




O encontro, promovido pela Secretaria do Trabalho e Promoção Social do Paraná, através do seu Escritório Regiona, sob o comando da técnica da SETP e psicológa Mária das Dores (Dorinha) teve como objetivo estimular o debate, avaliação e reflexão sobre a Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, participou na manhã desta quinta-feira (25) da abertura do V Encontro Regional Temático dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado no Hotel Paraná Suíte, no Centro de Curitiba.


"O encontro teve como objetivo estimular o debate, avaliação e reflexão sobre a Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Estas 150 pessoas entre gestores e técnicos governamentais e não-governamentais da assistência social de Curitiba e Região Metropolitana enriquecem o evento e amplia o debate sobre a causa", disse Ricardo Rodrigues, Chefe do Escritório Regional de Curitiba, da SETP.
“A proximidade e o diálogo entre os órgãos governamentais e a sociedade civil são fundamentais para o aprimoramento do atendimento a pessoa idosa, contribuindo para a identificação dos principais desafios e desenvolvimento de ações e programas voltados para sua promoção social”, disse Leandro Meller.
No período da tarde, os gestores e técnicos participantes  se dividiram em quatro grupos de trabalho, que discutiram sobre quatro eixos temáticos (Compreensão e Perspectivas; avanços e desafios; participação e controle democrático; financiamento) e apresentaram cinco propostas de prioridades e estratégias para aprovação da plenária.
Durante o encontro também foram referendados os representantes que participarão da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e um representante para participar da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Participaram do encontro o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Cornélio Capaverde; a presidente do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, Mariana Zilli Calabresi e a coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias de Defesa dos Direitos do Idoso, Rosana Beraldi Bevervanço.