sexta-feira, 12 de novembro de 2010


Educação

Concurso premia alunos da rede municipal de ensino


principal



A premiação do 8.º Concurso Cultural Pão e Cooperação aconteceu na tarde de ontem, no Salão Brasil da Prefeitura
 
A estudante Alessandra de Lima, 9 anos, foi a vencedora da categoria texto do 8.º Concurso Cultural Pão e Cooperação. Alessandra estuda na Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette, no Sítio Cercado. Vitória Borges Gimenez, 7 anos, foi a p rimeira colocada na categoria desenho. Ela estuda na Escola Municipal Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, Sítio Cercado.
Ao todo, 26 mil trabalhos, entre textos e desenhos, de 85 escolas foram inscritos para o concurso cultural. A premiação aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), no Salão Brasil da Prefeitura. "Esse evento cultural auxilia na formação das crianças", afirmou Luciano Ducci, que participou do evento.
O concurso é promovido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep) desde 2003. Participaram estudantes do 1.º ao 5.º ano da rede municipal de educação. "Estive no Japão na conferência sobre o meio ambiente e falei da importância das crianças. Se você acredita na preservação do meio ambiente, invista nas crianças", disse o prefeito.
O objetivo do concurso é promover ações que envolvam as comunidades na busca por um mundo melhor. "A cooperação é um tema bastante trabalhado nas escolas. Essa é a premiação mais antiga da nossa rede e representa a consolidação de uma ideia que deu certo", considerou a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.
Alessandra de Lima está no 3.º ano e ganhou um computador como prêmio. "Gosto de ler contos de fadas e escrever. Brinco com a minha irmã de fazer entrevistas", disse a vencedora. Guilherme Bombassaro Lantmann, 9 anos, fez um poema com rimas e ficou em segundo lugar. "Escrevi que todo mundo precisa ajudar para se fazer um pão grande e gostoso", disse. Ele estuda na Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux, no Hugo Lange.
Para o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann, o prêmio ajuda a despertar nas crianças a consciência de preservar o meio ambiente e da cooperação. "Foi difícil selecionar os vencedores, são vários desenhos lindos e textos muito bons. O concurso ajuda a descobrir talentos nas escolas e incentiva as crianças", afirmou.
Os secretários municipais do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara; da Secretaria Municipal Antidrogas, Nazir Abdalla Chain; e os vereadores Jair Cézar, Juliano Borghetti e Renata Bueno também participaram da premiação.
Vencedores
Categoria texto
Alessandra de Lima, Escola Municipal Professora Rejane M. S. Sachette
Guilherme Bombassaro Lantmann, Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux.
Camila da Silva Oliveira, Escola Municipal Dona Pompília
Categoria desenho
Vitória Borges Gimenez, Escola Municipal Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
Flávia Eduarda Teixeira Bezerra, Escola Municipal CEI Padre Francisco Meszner
Alexsandra Jaqueline Denes dos Santos, Escola Municipal CEI do Expedicionário