quinta-feira, 21 de outubro de 2010


Atletas de 10 países disputam PanAmericano de Badminton

principal


  •  

  • miniatura


Até domingo Curitiba é a capital latino-americana do badminton. Desde terça-feira (19) é disputado na cidade o 16.º PanAmericano de Badminton e o 1.º Parabadminton, para atletas com deficiência. Nesta quarta-feira (20) o prefeito em exercício João Cláudio Derosso participou da abertura oficial dos campeonatos.
"É uma honra para Curitiba receber um evento desse porte, um preparatório já para as Olimpíadas para esses atletas", disse João Cláudio Derosso. As competições acontecem no ginásio de esportes do Clube Curitibano.





Ao todo são 110 atletas de 10 países participando da competição. Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Guatemala, Jamaica, México, Peru, Estados Unidos e Venezuela têm equipes nas disputas por medalhas.
Os jogos são abertos para o público e a entrada é de graça. As partidas acontecem em três períodos, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 22h. As semifinais e finais no fim de semana serão disputadas apenas pela manhã.
As partidas reúnem as modalidades: simples masculino, simples feminino, dupla masculino, dupla feminino e dupla mista.
"A Prefeitura de Curitiba é uma das apoiadoras do campeonato. O badminton é um esporte olímpico e temos programas que incentivam crianças a praticar o esporte nas Regionais da cidade", disse o secretário municipal deoEsporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.
Badminton
O esporte é praticado com uma peteca e raquetes. A quadra lembra uma de tênis, é retangular e tem uma rede dividindo os "campos". Marca ponto quem derrubar a peteca no lado do oponente. O jogo é disputado em uma melhor de três games de 21 pontos, sem vantagem.