quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nova loja Vitrine Curitiba começa a atender no Centro


A Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) inauguraram  a loja Vitrine Curitiba, que funcionará na Rua Monsenhor Celso, 31, no Centro. A nova loja venderá o artesanato produzido pelos grupos participantes de programas de trabalho e geração de renda da FAS. Serão comercializados artigos de vestuário feminino e infantil, além de acessórios e itens de decoração, entre outros.
 
“Este será um ponto para comercializar a produção dos grupos de artesãs, visando promover a emancipação destas pessoas para que possam ganhar definitivamente o mundo do trabalho”, afirmou o presidente da FAS, Leandro Meller. Parte dos recursos obtidos com a venda dos produtos será destinada aos programas e projetos sociais.
 
“Esta loja será um novo espaço onde o principal produto é a solidariedade”, afirmou a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira. Também participaram do evento, o Arcebispo Dom Moacyr José Vitti, a vereadora Julieta Reis, o arquiteto Fernando Canalli, entre outros.
 
Os produtos foram aprovados pelos convidados e também por clientes que conheceram o novo espaço. “Gostei de tudo que está à venda nesta loja. São produtos que reúnem simplicidade e sofisticação”, disse o empresário Marco Franco.
Vitrine Social – Um dos programas de trabalho e geração de renda ofertado pela FAS é o “Vitrine Social”, que é iniciado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), onde os grupos participam de atividades que vão da sensibilização até a qualificação profissional, resultando na finalização dos produtos que serão colocados à venda.
 
Ao longo do programa, as participantes recebem orientações técnicas para o desenvolvimento de habilidades, bem como para a confecção dos produtos. “Todo o trabalho é feito com respeito às vocações individuais, cultivando nas participantes valores éticos e repassando noções técnicas voltadas ao empreendedorismo”, afirma a Diretora de Trabalho e Geração de Renda da FAS, Ana Maria Ghignone.
 
Durante o processo, as artesãs também recebem orientações de designer sobre qualidade de produtos, além de outras informações que ajudam a qualificar os trabalhos e a sua colocação junto ao mercado de varejo. O programa, desde a fase inicial até a finalização dos produtos, tem duração média de dois anos.
 
Empório Metropolitano – Outra ação de geração de renda da FAS é o “Empório Metropolitano”, que oferece apoio ao desenvolvimento socioeconômico do pequeno produtor artesanal, manual ou semi-industrial, com cursos e treinamentos nas áreas de produção e gestão, tais como: marketing, formação de preços, custos e controle de estoques.
 
É critério importante para se tornar um produtor participante do Empório Metropolitano é participar do processo de formação específico e ser micro e/ou pequeno produtor, formal ou informal, de produtos artesanais ou semi-industriais.
 
Serviço:
A “Vitrine Curitiba” fica na Rua Monsenhor Celso, 31 – Centro. O horário de funcionamento da loja vai das 9h às 18h30 de segunda à sexta-feira. No sábado a loja ficará aberta até as 13h.