sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Guardas mirins farão abordagens educativas na Semana de Trânsito



Ao invés de cálculo, redação ou história do Brasil, lições de segurança no trânsito. Ao invés de professores de jaleco branco, agentes de trânsitos da Diretran. Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Martins, na Regional CIC, que participam da Guarda Mirim, tiveram uma aula diferente e especial nesta quinta-feira (12). O assunto foi segurança no trânsito.

A proposta é que os alunos, entre 8 e 12 anos, se tornam multiplicadores das informações recebidas, dentro da escola e também junto aos pais e familiares. A aula faz parte do trabalho educativo sobre segurança no trânsito desenvolvido pela Urbs - Urbanização de Curitiba S/A em parceria com as secretarias municipais da Defesa Social, Finanças e da Educação.

O trabalho de educação no trânsito será feito em 17 escolas municipais de Curitiba até o final deste mês, com a participação de 1.360 alunos, como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que acontecerá de 18 a 25 de setembro. Durante a programação, os guardas mirins farão abordagens educativas ao redor das escolas, sob supervisão de agentes de trânsito da Diretran e guardas municipais.

"As crianças são participantes do trânsito. Durante as aulas, elas recebem as informações sobre segurança, cidadania, respeito e meio ambiente para depois repassar aos outros. Elas são muito participativas e assimilam rápido", destaca o agente de trânsito Udelson Bueno, 50 anos, há seis trabalhando no projeto da Guarda Mirim.

Luiz Henrique Frederico, 8 anos, aluno da 4º série, era um dos mais participativos da turma. A cada slide com informações, o garoto levantava a mão e dava um exemplo que presenciou. Orgulhoso por ter sido o segundo na seleção da escola para Guarda Mirim, Luiz sabe da responsabilidade de repassar as informações aos colegas.

"Aqui, eu posso aprender mais para ensinar aos outros. Também posso conversar com meus pais em casa e, quando necessário, chamo a atenção deles. É um orgulho ser Guarda Mirim e estou sempre incentivando os outros alunos a participar", diz.

A colega Gislaine Torres de Souza, 10 anos, moradora da Vila Sandra, também estava orgulhosa. Guarda Mirim pela primeira vez, a garota sabia na ponta da língua as lições repassadas pelos agentes de trânsito.

"Quando for atravessar a rua, é preciso usar a faixa e verificar se o carro já parou no sinal vermelho. O cuidado no trânsito é muito importante para segurança de todos", acrescenta.

Cidadãos responsáveis - O principal foco do trabalho é repassar valores desde cedo as crianças. Desta forma, além de multiplicar as informações na escola e no entorno, elas serão, futuramente, ótimas motoristas e pedestres, responsáveis e atenciosas.

Para guarda municipal Jenifer Saydelles, 26 anos, o trabalho já está surtindo efeito. Além dos encontros com as crianças, são realizadas reuniões com os pais, junto da equipe pedagógica da escola. Desta forma, é possível acompanhar a evolução da turma.

"Nós podemos notar a evolução dos guardas mirins nos encontros com os pais. Eles dão feedback de como as crianças assimilaram as informações e colocaram em prática. Alguns pais contam que a criança chamou a atenção dele por estar fazendo algo irregular. A intenção é essa, criar fiscais e também garantir o respeito no trânsito", diz Jenifer.