sábado, 10 de abril de 2010

Luciano Ducci abre a Semana Jovem nesta segunda-feira



Ducci abre a Semana Jovem na segunda

O prefeito Luciano Ducci abrirá nesta segunda-feira (12), às 9 horas, no Salão Brasil da Prefeitura, a terceira edição da Semana Jovem de Curitiba. Organizado por nove secretarias municipais que desenvolvem programas voltados para a juventude, o evento reunirá até 18 de abril, pessoas de 15 a 29 anos para debates, seminários, workshops e encontros capazes de avaliar e divulgar as atividades e políticas públicas oferecidas na área.

Durante sete dias, os jovens participarão de atividades multiculturais em diferentes espaços da cidade. A programação e incluí cine debates, rodas-vivas, discussões, oficinas, feiras de ciências, exposições, atividades esportivas, passeios turísticos, blitz educativas e shows.

Em Curitiba, a população de jovens, com idades entre 15 e 29 anos, representa 26,80% da população da cidade. São 481.625 rapazes e moças que estudam, trabalham e desejam viver em uma cidade com oportunidades e boa qualidade de vida.

"Planejar políticas públicas para garantir o futuro desses jovens deve necessariamente contar com a participação deste grupo. Ouvi-los e definir ações conjuntas é o que garantirá a eficiência das ações", diz o prefeito Luciano Ducci.

Será o terceiro ano consecutivo que a Prefeitura promove a Semana Jovem. "É um importante espaço e um novo canal para que os jovens se expressem e assumam seu espaço participativo na sociedade", diz o prefeito Luciano Ducci.

A Semana Jovem faz parte do Programa Juventude, Educação e Cidadania, da Prefeitura de Curitiba. Servirá para ampliar o tema juventude, a integração dos serviços das secretarias da Prefeitura com as organizações da sociedade civil.

A reunião dos jovens, durante a semana, também deverá ampliar o acesso e a divulgação das atividades existentes e possibilitar a abertura de espaços públicos e privados para a juventude curitibana. Para a coordenadora da comissão de organização da Semana Jovem, Luciane Fagundes os temas que deverão despertar maior participação nos debates são as questões relacionadas à violência, emprego e drogadição.

"Nas edições passadas foram esses os temas mobilizadores. É importante a consciência e participação dos jovens. O evento é o momento e o espaço onde a articulação entre os serviços do município e os anseios dos jovens se encontra", disse Luciane.

Participam da organização da Semana Jovem as secretarias municipais da Educação, do Governo Municipal, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Emprego, Antidrogas, Fundação de Ação Social, Fundação Cultural de Curitiba e Câmara Municipal.

Programação da Semana Jovem

Dia 12
9 h - Abertura no Salão de Atos do Parque Barigui
14 h às 17 horas - Exposição na Rua XV

Dia 13
Passeio de Jardineira
Cine Debate Filme Escritores da Liberdade, na Escola Municipal Omar Sabbag

Dia 14
9 h - Mesa de Drogadição ( conversa sobre drogas), na Escola Municipal Papa João XIII
14 h às 17 horas - Gincana Jovem, na Praça Afonso Botellho
19 horas - Formatura do ProJovem, no auditório Barigui


Dia 15
Passeio de Jardineira
9 h - Mesa de Drogadição (conversa sobre drogas), na Escola Municipal Papa João XXIII
19 h - Festa de Formatura ProJovem, no auditório Barigui

Dia 16
Cine Debate Filme escritores da Liberdade, na Escola Municipal Omar Sabbag
Blitz
14 horas - Passeio de Jardineira
14 horas - Roda Viva / Juventude e Trabalho, no auditório do Mercado de Orgânicos

Dia 17
9 horas - Oficina de pintura, música, escultura, desenho, dança, circo, serigrafia e teatro, no Comunidade Escola

14 horas - Oficina de pintura, música, escultura, desenho, dança, circo, serigrafia e teatro, no Comunidade Escola.

Dia 18
Das 13hás 17 horas - Jovem Curitibano