quarta-feira, 31 de março de 2010

Passageiros aprovam rapidez e conforto do novo Ligeirão




Passageiros que usaram o Ligeirão, que liga o bairro Boqueirão ao Centro da cidade, nesta terça-feira (30), segundo dia de circulação do novo ônibus, elogiaram a economia de tempo e o conforto da viagem.

O Ligeirão, novo expresso articulado, tem capacidade de transportar até 40 mil pessoas por dia útil, saindo do terminal Boqueirão em direção à praça Carlos Gomes. Com o novo ônibus, é possível encurtar o tempo de viagem, entre o Boqueirão e o Centro, em pelo menos 15 minutos.

Um dos passageiros que ganharam tempo para ir ao trabalho foi o representante comercial, Aloir Fernando de Moraes, 54 anos. "A viagem é mais rápida. Esta economia de tempo não tem preço. Chego antes e posso me dedicar a outras tarefas", disse Moraes, ao desembarcar na praça Carlos Gomes. Segundo ele, o tempo da viagem foi a metade da linha convencional.

Esta agilidade é porque o novo ônibus tem apenas três paradas: nos terminais Carmo e Hauer e na estação Cefet. Também durante o trajeto, o Ligeirão pode ultrapassar os ônibus das linhas normais do expresso Boqueirão, em função do desalinhamento das estações-tubo.

A agilidade da viagem foi comemorada também pelo trabalhador Marcelo Strawinski, 25 anos. Cadeirante, ele conta que o ônibus é confortável e seguro, com espaço adequado para a sua cadeira de roda. "A acessibilidade é muito boa", elogiou.

Para a vendedora Ingrid Domingues, 31 anos, a viagem rápida é sinônimo de mais tempo junto à família. "Moro no Xaxim e desde ontem tenho usado o Ligeirão para ir ao trabalho e voltar para casa. Posso chegar mais rápido em casa e descansar mais cedo", disse.

Outro usuário que está feliz com o Ligeirão é o aposentado Lionoro Magnésia, 80 anos. "Agora vou cansar menos para ir médico. Faço tratamento todo dia na Santa Casa. Hoje cheguei cedo na consulta. Gostei bastante da novidade que a Prefeitura deu à população", disse.

Ligeirão - O novo ônibus tem como pontos de chegada e saída o terminal Boqueirão e a praça Carlos Gomes, os mesmos pontos de chegada e saída do expresso Boqueirão convencional, que faz 17 paradas. A estimativa da Urbs é que parte dos usuários do expresso Boqueirão migre para o Ligeirão. A previsão é que pelo menos 40 mil dos 70 mil passageiros usem o novo ônibus.

O Ligeirão também será uma excelente opção para quem se desloca neste trajeto pelos ligeirinhos Sítio Cercado e Boqueirão-Centro Cívico. É que os ligeirinhos compartilham seus trajetos - paralelos aos eixos - com o trânsito em geral, enquanto o Expresso, que é o caso do Ligeirão, segue pelas canaletas.

O Ligeirão Boqueirão fará 15 viagens por hora o que significa um ônibus chegando a cada quatro minutos, com aumento de 10,4% na oferta de ônibus nos horários de maior movimento - início da manhã e fim da tarde. A linha estará em observação permanente para adequações e aumento de frota que se fizerem necessários, levando em consideração, por exemplo, a migração de passageiros dos ligeirinhos.

Maior capacidade - A entrada do Ligeirão em operação representa um aumento de pelo menos 50% na capacidade da canaleta. Onde antes poderiam passar dois ônibus em sentido contrário, agora podem passar três. Para que isso fosse possível foi preciso reformar toda a avenida Marechal Floriano Peixoto que, desde o ano passado, passou a abrigar também a linha expressa Pinheirinho-Carlos Gomes, da Linha Verde Sul.

A partir da reforma, as canaletas ganharam trechos de ultrapassagem, o que foi possível com o desalinhamento das estações que antes ficavam frente a frente nos dois lados da canaleta e agora ficam alguns metros adiante. Assim, mesmo que um ônibus - Boqueirão ou Pinheirinho-Carlos Gomes - esteja parado na estação, o Ligeirão poderá seguir em frente, fazendo a ultrapassagem, sistema que poderá futuramente ser levado a outros eixos. Além do Boqueirão e Linha Verde, Curitiba tem mais quatro eixos de transporte Norte (formado pelas avenidas Paraná e João Gualberto); Sul (Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro); Oeste (Padre Anchieta) e Leste (Affonso Camargo).

A implantação do Ligeirão é um novo avanço no sistema de corredores exclusivos implantado em 1974, à época inédito no mundo. Atualmente existem, em todo o mundo, 60 sistemas semelhantes, 13 deles na América Latina.