sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mutirão do Emprego oferecerá mais de 6.000 vagas de trabalho

A Prefeitura de Curitiba vai promover um novo Mutirão do Emprego, na Praça Rui Barbosa, no Centro, na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, das 9h às 17h. Desta vez o objetivo é preencher o maior número possível de vagas não preenchidas no Sistema Nacional do Emprego (Sine) em Curitiba, que chegam a 6.000 por mês. "Os mutirões do emprego que promovemos em 2009 alcançaram excelentes resultados de empregabilidade. Por isso reforçamos esse modelo e fizemos novas parcerias com empresas e entidades que atuam na área de recursos humanos", afirma o prefeito Beto Richa.

Os números do sistema público do emprego mostram que o ano de 2010 começou com o mercado de intermediação de mão-de-obra bastante aquecido em Curitiba. Em janeiro, a Agência do Trabalhador recebeu 14.954 inscrições de trabalhadores e teve 9.662 vagas de emprego abertas. Destas, 1.800 foram preenchidas. "O Mutirão é um esforço extra para promover um encontro entre as pessoas que procuram emprego e as vagas disponíveis, que são muitas na nossa cidade", explica o superintendente da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Rossi.

O Mutirão do Emprego será promovido em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego e terá apoio do Ministério do Trabalho e Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (Cmert). Quem for à praça Rui Barbosa deverá levar documentos pessoais (carteira de identidade e de trabalho e o CPF).

Empresas interessadas em oferecer vagas no Mutirão devem procurar a Central de Vagas do Sine (41) 3883-2211.

300 VAGAS EM BARES E RESTAURANTES

O Mutirão do Emprego terá uma barraca dedicada à oferta de vagas para o segmento de bares e restaurantes. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), que representa mais de 15.000 estabelecimentos em Curitiba e Região Metropolitana, vai participar do Mutirão oferecendo 300 vagas para atendentes, balconistas, garçons, chefes de cozinha, cozinheiros, chapeiros, saladeiros e manipuladores de alimentos, entre outras funções.

Além das vagas de emprego, a Abrasel-PR vai cadastrar pessoas interessadas em fazer cursos de capacitação gratuitos para atuar neste segmento. "Vamos abrir um restaurante-escola, na região central de Curitiba, para oferecer cursos profissionalizantes e assim melhorar a qualidade de serviços oferecidos em bares e restaurantes de Curitiba", explica a coordenadora de recrutamento e seleção da Abrasel-PR, Indiara Michele Cordeiro. "Além do objetivo de curto prazo, que é preencher as vagas que são abertas normalmente no segmento com profissionais qualificados, a longo prazo, estamos de olho no movimento turístico ligado à Copa do Mundo de 2014 em Curitiba", afirma ela.

Os cursos que serão oferecidos pela Abrasel-PR serão de três meses de duração, em média, e serão gratuitos. A Abrasel-PR tem 600 estabelecimentos associados em Curitiba e região metropolitana.