quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Novos semáforos no Centro, Hauer e Fazendinha


 Os equipamentos, instalados pela Urbs estão ligados no sistema de pisca alerta, para acostumar os motoristas à alteração, devendo entrar em funcionamento nos próximos dias."Quero mais uma vez cumprimentar toda equipe do prefeito Beto Richa que tem atendido as nossas solicitações quanto ao melhoramento do trânsito na Capital e, em especial, na região do Hauer, Boqueirão e Alto Boqueirão", disse o vereador.

A implantação destes equipamentos atende a pedidos feitos pela comunidade, aprovados tecnicamente pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs. Com eles, chega a seis o número de semáforos implantados neste primeiro mês do ano, ampliando a segurança e fluidez do tráfego em cruzamentos importantes da cidade.

Na semana passada, entraram em funcionamento semáforos nos cruzamentos das ruas Brigadeiro Franco com João Parolin, no bairro Parolin; e da avenida Marechal Floriano Peixoto com as ruas Arthur Hauer e Roberto Hauer, no bairro Hauer.

Os equipamentos são instalados a partir de estudos de engenharia de tráfego e de solicitações feitas pela comunidade submetidas à avaliação técnica da Diretran. Uma vez aprovada, a implantação é feita com licitação para compra de equipamentos e material. Todas as sugestões são avaliadas, conta a diretora de Trânsito, Rosangela Battistella.

"As sugestões e solicitações são analisadas do ponto de vista técnico, através de vistorias e pesquisas de volume de tráfego de veículos e pedestres e de viabilidade econômica, sendo atendidas na medida do possível. Estes novos semáforos são resultado de solicitações aprovadas tecnicamente e que vão melhorar a segurança de motoristas e pedestres em vários pontos da cidade", diz ela.

Lombada ? O semáforo ligado nesta quarta-feira (20) no cruzamento das ruas Dionira Moletta Klemtz com Rezala Simão vai permitir a retirada da barreira eletrônica (mais conhecida como lombada) existente nas proximidades. A barreira no entanto SOMENTE SERÁ RETIRADA depois que o semáforo entrar definitivamente em funcionamento. A retirada da barreira eletrônica atenderá pedido feito pela comunidade e indicação dos estudos técnicos de que neste cruzamento a melhor solução atualmente é implantação de semáforo.

A substituição de barreiras eletrônicas por semáforos foi feita no ano passado em outros dois locais: na rua Cid Campelo, no bairro CIC de onde foi retirada a lombada que ficava no meio da quadra, com a colocação de semáforo no cruzamento com a Munhoz Mader; e na avenida Erasto Gaertner, na confluência com a Rodrigo de Freitas, no Bacacheri, onde a lombada foi substituída, no mesmo local, pelo semáforo.

A implantação de cruzamentos semaforizados exige licitações públicas para o fornecimento dos materiais e equipamentos necessários. No ano passado, foram implantados 55 conjuntos de semáforos, elevando para 1.035 o número de cruzamentos semaforizados na cidade. No fim do ano entrou em funcionamento um novo semáforo na Linha Verde, no cruzamento com a avenida Comendador Franco, também conhecida como avenida das Torres, no Guabirotuba.

No bairro Portão, o trânsito no entorno do Shopping Total e do binário Itacolomi/Itatiaia ficou mais seguro, com a implantação de semáforos em três cruzamentos: das ruas Itacolomi com Carlos Blanc; Itatiaia com Carlos Blanc; e Itacolomi com São Mateus. Também ganharam semáforo em dezembro o cruzamento das ruas Engenheiro Costa Barros com Florianópolis, no Cajuru; e Otávio Saldanha Mazza com Leon Nícolas, no Capão Raso.

Outros cruzamentos semaforizados no ano passado foram das ruas Napoleão Laureano com Carmelitas, no Capão Raso; XV de Novembro com Sete de Abril, Marechal Deodoro com Sete de Abril, no Cristo Rei, Erasto Gaertner com Marechal Trompowski, no Bacacheri e Fagundes Varela com Lange de Morretes, também no Bacacheri, além de adequação de semáforo na esquina da Dr. Pedrosa com Brigadeiro Franco, no Centro.