sábado, 3 de outubro de 2009

Segunda avaliação dos Contratos de Gestão mostra que 79% das metas foram alcançadas

O prefeito Beto Richa recebeu os resultados do segundo ciclo de avaliação dos Contratos de Gestão, relativo aos meses de maio a agosto de 2009. Os contratos, assinados pelo prefeito com os secretários municipais, fixam metas de trabalho para 28 secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba. No segundo quadrimestre, a média geral de desempenho alcançada pela Prefeitura na avaliação quadrimestral feita pela Unidade de Gestão do Plano de Governo foi de 8,3. Para estabelecer a média, a Unidade de Gestão adotou critérios quantitativos (números de metas quadrimestrais alcançadas) e qualitativos, que consideram o alinhamento das ações às metas e análise de tendência.

Metas quadrimetrais

Foram plenamente realizados 79% dos 864 marcos de acompanhamento (metas quadrimestrais) previstos nos contratos para os meses de maio a agosto de 2009. Os 21 % restantes foram reprogramados. "Acompanhamos de perto o cumprimento das metas e a avaliação mostrou um alto nível de comprometimento das nossas equipes com o processo. Alcançamos ótimos resultados, como a redução do custeio e a manutenção dos investimentos em novas obras importantes para a população", afirmou Richa.

REDUÇÃO DE 14,61% NOS GASTOS DE CUSTEIO

A avaliação mostra que, entre 358 obras, projetos, planos e serviços previstos para serem entregues neste ano, 70% estão dentro ou à frente do cronograma. A pandemia de Gripe A, que exigiu a reprogramação de várias ações, impediu que o resultado fosse ainda melhor. Entre os destaques do período estão a redução de gastos com o custeio administrativo da Prefeitura, que ficou em 14,61%, para uma meta anual de 15%. Também na área financeira, destaca-se o volume de investimentos nos primeiros oito meses do ano. "Liberamos R$ 123 milhões em investimentos, o que faz de Curitiba a capital que mais liberou recursos para investimentos no país em relação ao ano passado", explicou o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani.
Na área de obras, o destaque é a pavimentação ou revitalização de 108 km de ruas, 77 km estão concluídos e 35 km estão em edital para contratação, e de 44 km de calçadas concluídos ou em edital. A cidade também recebeu 4,3% a mais de turistas.

MAIS VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Na educação infantil, a capacidade da rede chega a 39.715 crianças. Em 2009, são 2.310 novas vagas. Na área de ações para geração de emprego e renda, destacam-se programas como o ISS Tecnológico, que tem a participação de 91 empresas com incentivo fiscal. Historicamente, essas empresas têm apresentado aumento do faturamento de 18%, bem mais que os 5% das empresas que podem ter o benefício e ainda não participam do programa municipal. O programa Curitiba Tecnoparque está com 62 empresas enquadradas, com regime especial de tributação.


PREFEITO DETERMINOU PRIORIDADE
PARA EDUCAÇÃO, TRÂNSITO E DRENAGEM


Com base na segunda avaliação quadrimestral, o prefeito determinou prioridades para receber esforços concentrados no terceiro quadrimestre. São as áreas de educação, trânsito e drenagem, este último caso devido aos estragos causado pelo excesso de chuva ocorrido no mês de setembro, e como forma de prevenção para eventuais novas ocorrências de alagamentos nas próximas semanas.
"A avaliação do segundo ciclo quadrimestral permitirá corrigir alguns rumos e prioridades para atingir as metas do ano. Verificamos uma ótima evolução em todos os órgãos e uma demonstração de muito zelo dos gestores com questões como a redução de gastos com energia, combustível, telefonia, entre outros", afirmou Carlos Homero Giacomini, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). "Estamos avançando rápido rumo a uma nova cultura no setor público e isso é inédito na Prefeitura."

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Richa anuncia pacote de R$ 4 milhões para obras de macrodrenagem


Richa anuncia pacote de R$ 4 milhões
para obras de macrodrenagem
O prefeito Beto Richa anunciou nesta quinta-feira (1) um pacote de recuperação do sistema de drenagem da cidade, atingido pelas últimas chuvas. Serão investidos R$ 4 milhões na construção de galerias e na recuperação e limpeza de rios, buscando melhorar o escoamento das águas e evitar futuros alagamentos. "Serão feitas intervenções no sistema de macrodrenagem para enfrentar as chuvas torrenciais, que estão mais frequentes em função das mudanças climáticas", afirmou Richa.

O plano de macrodrenagem prevê limpeza e desassoreamento de parte do rio Belém; construção de canais paralelos ao córrego Formosa e rio Atuba, para melhorar vazão; retirada da soleira do rio Barigui. "Há previsão de reconstrução ou recuperação de pontes e passarelas atingidas pelas cheias", disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, em reunião convocada por Richa para esta quinta-feira, na qual foram definidas as obras.

Foi aberta uma licitação para execução de serviços de desassoreamento e limpeza de 4.200 metros no rio Belém, entre o rio Iguaçu e a rua João Kozera. Serão removidas pequenas ilhas formadas no meio do rio e no deságue do rio Iguaçu. "As chuvas torrenciais ajudaram no arrasto de lixo, jogado no rio pela população. Também houve transbordamento do rio Iguaçu, levando sedimentos para o rio Belém", afirma Tookuni.

O pacote prevê a retirada da soleira do rio Barigui. A remoção destas pedras no fundo do leito do rio evitarão o transbordamento na altura do Moradias Olaria, na CIC. A intervenção atingirá uma área um quilômetro, onde as pedras formam uma espécie de uma barragem. Na rua Baldur Grubba, será aberta uma galeria com tubulações de dois metros de diâmetro, por onde será desviada parte da vazão do Córrego Formosa. Mesmo serviço, será feito na rua Epaminondas Santos, entre a avenida da Integração e a rua Gastão Luiz Cruls, no Bairro Alto, área atingida pelas cheias do rio Atuba.

O programa prevê a reconstrução de duas passarelas metálicas no rio Belém e também a recuperação dos pilares de uma das pontes da Estrada do Ganchinho, atingidos por uma grande erosão. "As equipes estão analisando outros pontos da cidade que vão receber investimentos do pacote de macrodrenagem" afirma Tookuni.

Ações do pacote de macrodrenagem
Limpeza e desassoreamento de 4,2 quilômetros do Rio Belém
Construção de canais paralelos ao córrego Formosa e rio Atuba
Retirada da soleira do rio Barigui
Reconstrução de duas passarelas metálicas no rio Belém
Recuperação de ponte na Estrada do Ganchinho, Umbará

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Biocombustível reduz em 30% a emissão de poluentes dos ônibus da Linha Verde



Os seis ônibus da Linha Verde, que há um mês estão rodando apenas com biocombustível, sem mistura de diesel, apresentaram resultados que surpreenderam até mesmo os coordenadores do projeto, pioneiro na América Latina. Medições técnicas mostraram um índice de opacidade (emissão de fumaça) 25% menor e redução de 19% de óxido de nitrogênio e de 30% nas emissões de monóxido de carbono (CO).

Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (28) durante visita técnica programada pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, que integra a programação do 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o Congresso reunirá em Curitiba, até sexta-feira (2) em torno de 2,5 mil participantes. O prefeito Beto Richa e o ministro das Cidades, Marcio Fortes, abrem o Congresso nesta terça-feira (28), às 18h30, na Universidade Positivo.

Os ônibus, três da Scânia e três da Volvo, foram abastecidos 100% com biocombustível à base de soja no dia 27 de agosto, e a previsão era de um consumo de combustível até 8% maior do que os ônibus abastecidos com diesel. "Mas o que se verificou é que o consumo aumentou apenas 5%, com índices melhores que os esperados neste início de programa.", disse Elcio Luiz karas, gestor da Área de Vistoria e Cadastro da Urbs, durante apresentação a técnicos e especialistas em transporte e trânsito, reunidos no auditório do Mercado de Orgânicos de Curitiba.

Coordenador do projeto, Karas comemorou os resultados. "O desempenho, potência, consumo e emissões de poluentes estão sendo acompanhados dia a dia", afirma. "E os primeiros resultados são animadores", disse ele, destacando que o projeto B100, como é definido pelos técnicos, só foi possível graças à determinação da administração municipal e à ampla parceria com empresas e institutos de tecnologia.

São parceiros da Urbs neste projeto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; as empresas Cidade Sorriso e Viação Redentor, operadoras do transporte na Linha Verde; as fabricantes de chassis Scânia Latin América e Volvo do Brasil; o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar); o Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico e Combustíveis (Probiodiesel); e as empresas BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Brasil Sul S/A, sediada em Passo Fundo (RS), que produz o combustível; e a RDP, Distribuidora de Petróleo Ltda, sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, responsável pelo transporte.

Os ônibus do B 100 fazem a linha Pinheirinho-Carlos Gomes pela Linha Verde e rodam em média, por dia útil, em torno de 200 quilômetros. A fase experimental vai durar 18 meses e a intenção é ampliar o uso do biocombustível para toda a frota da Linha Verde e, se comprovada a viabilidade, para o restante da frota da cidade.

O marco brasileiro prevê a mistura obrigatória ao diesel de 4% de biocombustível, abaixo do que já foi testado em Curitiba, de 5% e 20% os chamados B5 e B20. A cidade optou pelo combustível à base de soja, explicou Karas aos participantes da visita técnica, porque não há risco de cristalização a baixas temperaturas. "Combustível que tenha alguma gordura animal pode cristalizar quando usado em locais de temperaturas mais baixas, o que é o caso de Curitiba. Assim, o uso exclusivo de soja é um dos requisitos essenciais do projeto.

O uso de biocombustível em ônibus da Linha Verde já estava previsto no projeto do novo eixo de transporte inaugurado em maio deste ano pelo prefeito Beto Richa. "Estes ônibus foram desenvolvidos especialmente para a Linha Verde em Curitiba, com motores que tanto podem rodar com diesel quanto com biocombustível". São veículos equipados com elevadores, painéis eletrônicos com nome da linha, sistema de monitoramento por satélite GPS, bancos com cores diferenciadas para idosos, deficientes ou gestantes e balaústres táteis entre outros itens de segurança e conforto para os passageiros.

A Linha Verde é o mais novo eixo de transporte da cidade. A primeira etapa tem quase 10 quilômetros de canaletas exclusivas dos ônibus do sistema Expresso. A avenida tem quatro faixas de tráfego em cada sentido e, no trecho em operação, cinco estações de transporte, 2.5 mil árvores, seis quilômetros de ciclovia exclusiva e quatro de ciclovia compartilhada, além de nova iluminação e paisagismo. A segunda etapa, prevista para ser iniciada no ano que vem terá mais nove quilômetros e permitirá a implantação de mais duas linhas do Expresso, a Pinheirinhio-Atuba e a Atuba-Centro.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Prefeito Beto Richa e Ministro Márcio Fortes debatem Transporte e Trânsito


O ministro das Cidades, Márcio Fortes, chega amanhã em Curitiba, para abrir, ao lado do prefeito Beto Richa (PSDB), às 18h30, o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, principal fórum de discussões e proposições de políticas públicas para transporte na América Latina. O encontro vai até sexta-feira (2), na Universidade Positivo (UP). A abertura também terá a presença do governo do Estado, do deputado federal Eduardo Sciarra (DEM), da Frente Parlamentar do Transporte Público, e dos presidentes das Associação Nacional de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho,
e da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense Pires, entre outras autoridades.
Ao todo serão 76 sessões com temas que vão de redução da tarifa de transporte para inclusão social
e perspectivas de investimento no setor, à revisão
do Código de Trânsito Brasileiro; novas tecnologias; mobilidade urbana e meio ambiente; Copa do Mundo; transporte sobre trilhos; e políticas de segurança no trânsito. A programação inclui visitas técnicas oferecidas por diversas empresas do setor e pela Urbs, e a 6ª Intrans – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, voltada a empresas

fabricantes de chassis, carrocerias e equipamentos; de tecnologia e prestadoras de serviços; de consultoria, investimentos; fornecedoras de insumos; gestores de transporte e trânsito municipais, metropolitanos e estaduais, e universidades e sindicatos.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lei de Incentivo ao Esporte: inscrições até dia 30



O vereador Francisco Garces,PSDB,um dos maiores defensedores do esporte na Câmara Municipal, está alertando: os atletas, clubes, associações e federações esportivas interessados em receber os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Curitiba, têm até a próxima quarta-feira (30) para apresentar os projetos. A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer está selecionando as propostas para os recursos que serão liberados no primeiro semestre de 2010.
Para o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo."Os atletas e entidades esportivas devem tomar cuidado no preenchimento dos projetos e na apresentação dos documentos",

Os principais problemas são a falta de certidões negativas ou de comprovantes de residência. São necessárias oito certidões negativas: de Adimplência da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria de Estado da Fazenda, do 1º Ofício Distribuidor, do 2º Ofício Distribuidor, da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal.

Para se inscrever na Lei de Incentivo, o interessado deve entregar pessoalmente o projeto, no Departamento de Incentivo e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. O projeto deve definir os objetivos que o atleta ou instituições esportivas desejam atingir em 2010. Os aprovados assumem o compromisso de desenvolver pelo menos duas ações sociais durante o período de vigência do benefício.

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer
Endereço: Desembargador Westphalen, 1566 - 3º andar - Rebouças
Telefone: (41) 3350 3744/ 33503746