sábado, 3 de outubro de 2009

Segunda avaliação dos Contratos de Gestão mostra que 79% das metas foram alcançadas

O prefeito Beto Richa recebeu os resultados do segundo ciclo de avaliação dos Contratos de Gestão, relativo aos meses de maio a agosto de 2009. Os contratos, assinados pelo prefeito com os secretários municipais, fixam metas de trabalho para 28 secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba. No segundo quadrimestre, a média geral de desempenho alcançada pela Prefeitura na avaliação quadrimestral feita pela Unidade de Gestão do Plano de Governo foi de 8,3. Para estabelecer a média, a Unidade de Gestão adotou critérios quantitativos (números de metas quadrimestrais alcançadas) e qualitativos, que consideram o alinhamento das ações às metas e análise de tendência.

Metas quadrimetrais

Foram plenamente realizados 79% dos 864 marcos de acompanhamento (metas quadrimestrais) previstos nos contratos para os meses de maio a agosto de 2009. Os 21 % restantes foram reprogramados. "Acompanhamos de perto o cumprimento das metas e a avaliação mostrou um alto nível de comprometimento das nossas equipes com o processo. Alcançamos ótimos resultados, como a redução do custeio e a manutenção dos investimentos em novas obras importantes para a população", afirmou Richa.

REDUÇÃO DE 14,61% NOS GASTOS DE CUSTEIO

A avaliação mostra que, entre 358 obras, projetos, planos e serviços previstos para serem entregues neste ano, 70% estão dentro ou à frente do cronograma. A pandemia de Gripe A, que exigiu a reprogramação de várias ações, impediu que o resultado fosse ainda melhor. Entre os destaques do período estão a redução de gastos com o custeio administrativo da Prefeitura, que ficou em 14,61%, para uma meta anual de 15%. Também na área financeira, destaca-se o volume de investimentos nos primeiros oito meses do ano. "Liberamos R$ 123 milhões em investimentos, o que faz de Curitiba a capital que mais liberou recursos para investimentos no país em relação ao ano passado", explicou o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani.
Na área de obras, o destaque é a pavimentação ou revitalização de 108 km de ruas, 77 km estão concluídos e 35 km estão em edital para contratação, e de 44 km de calçadas concluídos ou em edital. A cidade também recebeu 4,3% a mais de turistas.

MAIS VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Na educação infantil, a capacidade da rede chega a 39.715 crianças. Em 2009, são 2.310 novas vagas. Na área de ações para geração de emprego e renda, destacam-se programas como o ISS Tecnológico, que tem a participação de 91 empresas com incentivo fiscal. Historicamente, essas empresas têm apresentado aumento do faturamento de 18%, bem mais que os 5% das empresas que podem ter o benefício e ainda não participam do programa municipal. O programa Curitiba Tecnoparque está com 62 empresas enquadradas, com regime especial de tributação.


PREFEITO DETERMINOU PRIORIDADE
PARA EDUCAÇÃO, TRÂNSITO E DRENAGEM


Com base na segunda avaliação quadrimestral, o prefeito determinou prioridades para receber esforços concentrados no terceiro quadrimestre. São as áreas de educação, trânsito e drenagem, este último caso devido aos estragos causado pelo excesso de chuva ocorrido no mês de setembro, e como forma de prevenção para eventuais novas ocorrências de alagamentos nas próximas semanas.
"A avaliação do segundo ciclo quadrimestral permitirá corrigir alguns rumos e prioridades para atingir as metas do ano. Verificamos uma ótima evolução em todos os órgãos e uma demonstração de muito zelo dos gestores com questões como a redução de gastos com energia, combustível, telefonia, entre outros", afirmou Carlos Homero Giacomini, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). "Estamos avançando rápido rumo a uma nova cultura no setor público e isso é inédito na Prefeitura."