quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Reforma da Rua Riachuelo resgata a memória da cidade"


O prefeito de Curitiba, Beto Richa, esteve na tarde de ontem vistoriando as obras de revitalização da rua Riachuelo, no Centro. O prefeito verificou como ficou a reforma no primeiro trecho da obra, entre a rua Alfredo Bufren e a praça Generoso Marques.
A Riachuelo será totalmente revitalizada até a praça 19 de Dezembro. "A reforma da Riachuelo faz parte do plano de revitalização do Centro e do resgate da memória da cidade", disse Richa.
Durante a vistoria, Richa anunciou que a Riachuelo receberá uma nova iluminação pública e novo pavimento. As obras de revitalização preveem a troca das calçadas de pedra portuguesa, por lajotas de concreto, antiderrapantes e com pistas tácteis. Também estão sendo colocadas rampas de acesso para pessoas com deficiência e nova sinalização.
Por causa dos investimentos na região, Richa foi homenageado pela artista plástica Malu Prado, que presenteou o prefeito com um quadro. "Richa está de parabéns, pois esta rua faz parte da história de todos os curitibanos. Com a nova iluminação, este local ficará mais seguro e ajudará a recuperar o centro da cidade", afirmou Malu.
A obra também agradou os comerciantes. Há 5 anos, Ademir Patrício de Godoi trabalha na Loja Marianna Modas. Ademir está muito feliz e esperançoso com a revitalização da rua. "Nem dá pra comparar a Riachuelo de antes, com a de agora. Está muito melhor. Deu outra cara para a rua. E muita gente vai querer conhecer a nova Riachuelo e isso vai ser ótimo para o comércio. Calçada nova, gente nova, clientes novos", afirmou.
O comerciante Halim Drgham, proprietário de uma chapelaria desde 1972, está contente com a obra. "Estou contagiado com as melhorias, que inclusive estou com planos de reformar a minha loja", contou. Para Halim, o antigo visual da Riachuelo comprometia as vendas.
"A rua tinha um aspecto ruim para os clientes que, com o passar do tempo, deixaram de frequentá-la. Agora, pessoas que não apareciam há muito tempo, voltaram a fazer compras por aqui e estão ansiosas para ver a cara nova que a rua vai ganhar."
O vice-presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes da Riachuelo, Chain Jaber, espera reflexos positivos com as mudanças. Dono de loja na região há 25 anos, Jaber afirma que os últimos 15 anos foram terríveis. "Ficamos parados no tempo. O consumidor recuperou a confiança na Riachuelo", diz. Jaber argumenta que a inauguração do novo Paço Municipal, em março deste ano, deu novo fôlego à via. "Houve uma melhora nas vendas", afirmou.