terça-feira, 10 de novembro de 2009

Bonde puxado por mulas, 1º transporte da cidade, há 112 anos



Há 112 anos, em novembro de 1887, Curitiba inaugurava o seu sistema de transporte coletivo com a entrada em operação do primeiro bonde de madeira, aberto, puxado por mulas. A linha pioneira, da Empreza Curitybana, do empresário Boaventura Clapp, ligava o Boulevard Dois de Julho (atual início da avenida João Gualberto) ao bairro Batel.

Em 1895, Boaventura Clapp vendeu o patrimônio da Empreza Curytibana ao italiano Santiago Colle, diretor da Empresa Ferro Carryl Curytibana. O número de linhas aumentou, os bondes ganharam exclusividade no transporte de carnes verdes do Mercado Municipal e em 1903 os bondes já transportavam 680 mil passageiros/ano.

Em 1912, já eletrificada, a rede de bondes - vendida dois anos antes por Colle à South Brazilian Railways Co. Ltd, com sede em Londres - passou a ter demanda anual de 1,9 milhão de passageiros. Os pioneiros bondes puxados por mulas acabaram amontoados e esquecidos em um ferro-velho de Paranaguá. Nenhuma unidade foi preservada. O último bonde elétrico rodou em Curitiba em 1952, quando iniciou a era dos ônibus movidos a gasolina e, depois, a diesel.

Foi também no início dos anos 1950 que Curitiba pela primeira vez organizou o transporte coletivo com a criação das chamadas áreas seletivas. A Prefeitura exigiu que se criassem empresas de transporte organizando o atendimento aos usuários. Cada empresa ficou responsável pelo atendimento a determinada região da cidade, que foi dividida em formato de bolo.

Mas foi na primeira metade da década de 1970 que Curitiba ganhou corredores de transporte com a implantação do Sistema de Ônibus Expresso, em 1974. A cidade ganhou novo desenho com os eixos estruturais e os então revolucionários e inéditos ônibus expressos vermelhos que, na década de 80 seriam parte essencial da Rede Integrada de Transporte e que tem ainda os alimentadores alaranjados; os ônibus das linhas interbairros, verdes, e os de cor prata, das Linhas Diretas. Além dos tradicionais ônibus convencionais, não-integrados, amarelos.

A frota das 12 empresas urbanas e 18 metropolitanas transporta diariamente 2,5 milhões de passageiros - 1,2 milhão deles pagantes -, atende 425 linhas (75 delas metropolitanas não-integradas), atende 35 terminais, 364 estações-tubo e 9.465 pontos de parada.

Cento e vinte e dois anos após a viagem do primeiro bonde, percorrendo um trecho de cerca de oito quilômetros, a frota que compõe o sistema de transporte de Curitiba faz 23 mil viagens/dia, o que corresponde a 582 mil quilômetros diários - desse total, 92 mil quilômetros em linhas metropolitanas não-integradas.