segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Seminário reúne lideranças comunitárias de Curitiba e RMC

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, participou no sábado (3) do Seminário para Lideranças Comunitárias. O evento, promovido pela Prefeitura de Curitiba no Salão de Atos do Parque Barigui, reuniu cerca de 500 lideranças comunitárias de Curitiba e Região Metropolitana para debater o papel de um líder junto às comunidades e fortalecer a parceria existente na administração municipal.
Papel do líder
Fernanda Richa falou sobre a importância da participação das comunidades para o desenvolvimento social de Curitiba. "Não se pode exercer liderança sem a participação das pessoas", disse Fernanda. "Por isso, trabalhando essa ideia e debatendo o papel do líder junto às suas comunidades, a Prefeitura busca confrontar as dificuldades e permitir a troca, mas principalmente estreitar os laços desta parceria, entre a Prefeitura e a população".

O seminário, promovido pelas secretarias municipais de Governo e de Assuntos Metropolitanos, em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), teve como tema principal Fortalecimento de Lideranças Comunitárias.

O evento também abordou questões relacionadas a estratégias de atuação e mobilização; regularização de entidades e motivação de equipe. Também participaram do encontro Mounir Chaowiche, presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Michele Caputo Neto, além de presidentes e representantes das entidades, os administradores regionais e servidores municipais.

A representante da comunidade do Jardim da Ordem, no bairro Tatuquara, Maria Conceição de Lima Santos, disse que o encontro propiciou mais entendimento sobre o seu trabalho na comunidade. "Um líder tem que ser parceiro, ajudar a comunidade e trabalhar para o bem da coletividade", disse a líder comunitária, que há vinte anos atua na área.

Fernanda Richa encerrou o evento afirmando aos lideres comunitários que administração do prefeito Beto Richa manterá suas portas abertas, para receber e ouvir os anseios da população. "Vocês, como líderes comunitários, são os olhos da Prefeitura dentro das comunidades e sabem como ninguém, quais as prioridades de cada região", afirmou a presidente da FAS, que também representou o prefeito no evento.