segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Habitação: 2.300 famílias deixarão beira de rio até o fim deste ano



"É o mais amplo programa de intervenção em áreas irregulares já realizado em Curitiba", diz o prefeito Beto Richa. As obras estão sendo executadas pela Cohab e alcançam 25 bairros, em todas as regiões da cidade. Elas significam um investimento de R$ 228,7 milhões e são resultado de parcerias com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Fonplata (sigla em espanhol que designa um fundo financeiro que atua nos países da bacia do rio da Prata).

A construção de unidades para reassentamento é uma das fases de implantação dos projetos de urbanização. "As obras ocorrem de forma gradativa, e a medida que as unidades são concluídas, são feitos as relocações de famílias das margens de rios", explica o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche. Desde o início do ano passado até agosto último, a Cohab havia reassentado 1.160 famílias e, até o final deste ano, está prevista a transferência de mais 2.361 famílias para casas e sobrados que estão em obras. Outras 2,4 mil famílias serão reassentadas em 2010.

A prioridade para reassentamento é dada às famílias que enfrentam o maior risco. Após a saída das casas das margens dos rios, começa o trabalho de recuperação ambiental nos locais desocupados. Sete bacias hidrográficas são alcançadas pelo programa: rio Belém, rio Iguaçu, rio Vila Formosa, ribeirão dos Padilha, rio Atuba, rio Passaúna e rio Barigui.

Os reassentamentos previstos para este ano incluem famílias das Vilas Parolin, Terra Santa, Nina, Formosa, São José, Uberlândia, Leão, Canaã, Audi, União, Nova, Savana, Lorena, 23 de Agosto, Campo Cerrado, Osternak, Ulisses Guimarães, Gramados, Cristo Rei, Independência, Piratini, Paraíso, Higienópolis I, II e III, Nápolis, Malvinas, Nova República, Rigone, Morro da Esperança. Nova Barigui, Alto Barigui, Eldorado, Cruzeiro do Sul, Bom Menino, Olinda, Recanto da Paz, Unidos do Umbará, Três Pinheiros, Nori, Pantanal, Menino Jesus e Bela Vista do Passaúna. Para abrigar estas comunidades, estão sendo construídos 28 novos loteamentos.

Na Vila Parolin (bacia do rio Belém), a mais antiga ocupação de Curitiba, as construções não se concentram num único local, mas estão distribuídas em vários canteiros, em 79,9 mil metros quadrados de terrenos que estavam livres no entorno da área e foram adquiridos pela Prefeitura. Ali, serão atendidas 1.507 famílias, das quais 677 com reassentamento.

Outra intervenção de porte acontece na área das Vilas Audi e União, no bairro Uberaba. Ali está sendo implantado o loteamento Moradias União Ferroviária, com 419 casas, para abrigar famílias que estão na abrangência da bacia do rio Iguaçu. Na Vila Terra Santa (bacia do rio Iguaçu), no Tatuquara, o projeto vai beneficiar 1.077 famílias, das quais 479 serão transferidas de fundos de vale para o Moradias Laguna. Lá, o reassentamento, iniciado no ano passado, está mais adiantado e já alcançou 404 famílias.

Na Vila Formosa e em outras cinco vilas próximas à bacia do rio Formosa, a previsão é atender 571 famílias com reassentamento e 1.013 com urbanização. A construção de unidades para relocação está em andamento em três locais diferentes. Nas Vilas 23 de Agosto, Campo Cerrado, Osternak, Ulisses Guimarães, Piratini, Independência, Gramados e Cristo Rei, que integram a bacia do Ribeirão dos Padilha, as obras estão ocorrendo em quatro áreas (Moradias Jandaia, Moradias Assai, Moradias Castanheira e Moradias Sítio Cercado) onde está em construção um total de 682 casas e sobrados. Outras 219 famílias permanecerão nas vilas que serão urbanizadas.

Há obras em andamento também nas vilas localizadas na abrangência das bacias dos rios Atuba (Vilas Higienópolis I, II e III, Paraíso e Menino Jesus) e Barigüi (Vilas Nápolis, Malvinas, Nova República, Rigone, Morro da Esperança. Nova Barigui, Alto Barigui, Eldorado, Cruzeiro do Sul, Bom Menino, Olinda, Recanto da Paz, Unidos do Umbará, Nori).

Outros cinco projetos de urbanização e reassentamento atenderão as Vilas Três Pinheiros (bacia do rio Passaúna) e Torres II (bacia do rio Belém). Além disso, com recursos do Fonplata (sigla em espanhol para o fundo financeiro que atua nos países do rio da Prata, na América do Sul), há obras em andamento que beneficiam famílias das Vilas Pantanal (bacia do Iguaçu) e Bela Vista do Passaúna (bacia do Passaúna).