sábado, 15 de agosto de 2009

Totens chegam a 10 milhões de acessos




O Sistema Totem Multimídia, desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática para a Prefeitura de Curitiba, completou em julho 10 milhões de acessos. Até o dia 31 desse mês, foram exatamente 10.057.949 acessos, o que representa cerca de 5,58 vezes a população de Curitiba. "É um serviço avançado para atendimento eficaz à população", diz o prefeito Beto Richa.

Curitiba tem 71 totens - 35 externos e 36 externos -, instalados em ruas, terminais de transporte e em outros equipamentos públicos. Já definitivamente incorporados à paisagem da cidade, os equipamentos terão em breve novidades importantes para curitibanos e turistas.

As máquinas, que são operadas com touch screen (toque de tela), ganharão em breve novos serviços, segundo a coordenadora do projeto no ICI, Priscila San`Ana Alves. Um novo layout (arte para a página inicial e as demais) está sendo desenvolvido e até 2014 haverá versões em inglês e espanhol.

"Será uma forma de a cidade receber com fidalguia os milhares de turistas que visitarão a cidade para assistir aos jogos da Copa do Mundo", diz o presidente do ICI, Jacson Carvalho Leite. "Os totens multimídia são ferramentas para uma importante prestação de serviços públicos, sempre ao alcance de todos, disponíveis nas ruas e demais espaços públicos."

Em julho de 2006, quando os primeiros totens entraram em funcionamento, eram estes os serviços disponíveis: consulta a concursos públicos, protocolos, horário de ônibus, notícias da Prefeitura, enquetes, saúde, telefones úteis, informações turísticas e conta de e-mail grátis a inscritos no portal Cidade do Conhecimento.

Ao longo do tempo, novos serviços foram incorporados, entre eles consulta comercial, agenda cultural e o serviço 156. Este ano, os totens passaram a disponibilizar informações sobre o Festival de Teatro de Curitiba (funcionamento temporário), informações históricas sobre a cidade, mapa digital ("onde estou" e "como chegar", a partir de endereços distintos) e roteiro cultural.