sábado, 22 de agosto de 2009

Projeto Nossa Vizinhança vai reurbanizar principais ruas das noves regionais


A primeira etapa do projeto Nossa Vizinhança começará a ser implantada nas Regionais Santa Felicidade, Boqueirão e Bairro Novo. Nesta fase, ruas importantes nas três regionais serão reurbanizadas. A proposta de início das ações do projeto que vai fortalecer ruas das nove regionais de Curitiba foi apresentada e debatida com os administradores regionais nesta sexta-feira (21), no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, com a participação dos administradores regionais, o presidente do Instituto, Cléver Almeida, e o secretário de governo, Rui Hara.

"Todas as ruas integrantes do projeto receberão melhorias na iluminação, revitalização do pavimento e melhorias nas calçadas", diz o prefeito Beto Richa. Depois desta fase, um trecho das ruas reurbanizadas ganhará outros elementos como bancos e totens, que identificarão as ruas do Nossa Vizinhança. Desde que haja parcerias, ruas transversais às vias escolhidas em cada regional poderão até ser transformadas em espaços para a promoção de atividades culturais e econômicas na região, como feiras e outros eventos. Para identificar as ruas que serão ambientadas de forma diferenciada, será feito um levantamento junto a cada uma das nove regionais. O assunto também será debatido com a comunidade local.

"Serão escolhidas ruas que já são importantes em cada uma das regionais, já têm forte concentração de comércio, perto de equipamentos da Prefeitura e são muito utilizadas pela população dos bairros que integram a regional. Com o Nossa Vizinhança, ruas que são uma referência para a comunidade em cada regional, terão um ambiente diferenciado", explica o presidente do Ippuc.
O supervisor de planejamento do Instituto, Ricardo Bindo, afirma ainda que a ideia é melhorar os padrões dos locais mais utilizados pela comunidade em cada Regional. "O projeto vai reforçar a característica de centro local e apontar uma espécie de Rua XV em cada regional da cidade", disse Bindo.

A primeira rua a ter obras licitadas será a avenida Toaldo Túlio, importante via da Regional Santa Felicidade. A licitação será lançada nos próximos meses e a expectativa é que os trabalhos comecem em 2010. As obras previstas vão reorganizar a via, beneficiando pedestres, ciclistas, transporte coletivo, transporte comercial e transporte individual. Os trabalhos de reurbanização deverão acontecer ao longo dos cerca de 4km de extensão da avenida, desde a rua Domingos Strapasson até a BR-277. Será feita a fresagem e recapeamento da via e será construído remanso para o estacionamento de veículos dos dois lados, respeitada a localização das árvores. As calçadas serão recompostas e a rua receberá nova sinalização viária.

As outras ruas já confirmadas e que terão intervenções são a avenida Marechal Floriano Peixoto, na Regional Boqueirão, e a rua Izaac Ferreira da Cruz, na Regional Bairro Novo. Nos caso destas regionais, as licitações serão lançadas em 2010. As ruas do Nossa Vizinhança nas regionais Matriz, Cajuru, Boa Vista, Pinheirinho, CIC e Portão ainda não foram definidas. Além da identificação das seis ruas que faltam, a partir de agora, serão feitos os levantamentos necessários em cada regional para detalhar o trecho que terá as obras e quais serão as intervenções.

Participaram da reunião no Ippuc, os administradores regionais da Matriz, Omar Akel; Boqueirão, Pablo Morbis; Cajuru, Cesário Ferreira Filho; Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl; Pinheirinho, Fernando Roberto Janz; CIC, José Dirceu de Matos; e Bairro Novo, Elci Dulce Sfredo. O administrador da Regional Portão foi representado por técnicos da Regional.