sábado, 1 de agosto de 2009

Prefeitura monta força-tarefa para acabar com ruas de antipó nos bairros da cidade



O prefeito Beto Richa acompanhou nos últimos dias um pregão eletrônico para compra de uma nova máquina recicladora de pavimento e outros sete equipamentos para a Secretaria Municipal de Obras Públicas. O conjunto de máquinas estava orçado em R$ 2,798 milhões e foi adquirido por R$ 2,235 milhões no pregão eletrônico, com economia de 20%.

"O pregão eletrônico é um instrumento muito eficaz, que garante transparência, agilidade e economia nas compras públicas. Apenas na compra da máquina recicladora conseguimos um desconto de 321 mil reais, 21% do preço orçado", informou Richa.

O secretário de Obras Públicas, Mário Tookuni, que acompanhou o pregão eletrônico junto com o prefeito, disse que com os recursos economizados será possível adquirir insumos suficientes para pavimentar cinco quilômetros de ruas com os novos equipamentos. "Essa máquina recicladora forma uma espécie de base em concreto muito firme e apropriada para ruas por onde passa o transporte coletivo, que são a prioridade do momento", afirmou Tookuni.

Desde 2005 a Prefeitura pavimentou quase 500 quilômetros de ruas e a previsão é que até 2012 seja implantado pavimento definitivo em mais de 300 quilômetros de ruas por onde passam linhas de ônibus do transporte coletivo urbano.

Tookuni explicou que o novo sistema, com máquinas de alta tecnologia, moderniza e reduz os custos do processo de pavimentação da cidade. "A recicladora tritura o pavimento antigo e ao mesmo tempo mistura este material com cimento e água para fabricar a base que depois recebe uma capa asfáltica. O resultado é um custo menor, mais agilidade e menor impacto ambiental, porque os resíduos são reaproveitados na mesma obra", afirmou Tookuni.

Força-tarefa - Com a aquisição dos novos equipamentos para reciclagem de asfalto, a Prefeitura de Curitiba vai criar uma força tarefa e espera reduzir em 40% o custo de pavimentação da cidade e diminuir o prazo para execução desse tipo de obras. O objetivo é recuperar até cinco quilômetros de ruas de antipó por mês com os novos equipamentos. "Existem apenas seis máquinas desse tipo no Brasil e a Prefeitura de Curitiba é a primeira do País a comprar uma", explicou Tookuni.

A equipe recuperação de pavimentos terá uma máquina recicladora, três rolos compactadores, caminhões de cargas, entre outros equipamentos. Nas obras será usado o asfalto produzido pelas duas usinas da secretaria de Obras. "O uso de equipe própria também ajuda a diminuir o custo da obra. Em alguns casos, conforme as condições do terreno, o preço da recuperação das ruas pode sair pela metade do valor cobrado no mercado", garantiu o secretário.

O sistema de reciclagem de asfalto já foi usado pela Prefeitura na recuperação de seis ruas em 2008 e se mostrou rápido e eficiente. As ruas Victorio Viezzer, na Vista Alegre, um trecho da Anita Garibaldi, na Barreirinha, Engenheiro João Bley Filho, no Pinheirinho, são alguns exemplos de ruas onde esse equipamento foi testado.

Com a recicladora, o asfalto velho é retirado, triturado e misturado com cimento e em seguida devolvido para a mesma rua, como base para a nova pavimentação, em apenas 40 minutos. O processo é repetido a cada 100 metros. Depois de umedecido e compactado o material está pronto para receber a capa asfáltica.

Com o método tradicional, que usa uma máquina para cada etapa (retirada, correção do solo, compactação e preparação da base) seriam necessárias pelo menos três horas para os mesmos 100 metros, para depois receber a capa asfáltica. As recuperadas terão vida útil de 10 anos, período superior ao antipó, que dura apenas três anos. O secretário Mario Tookuni afirmou que, com o fim deste período de chuvas, serão feitos mutirões de recuperação de ruas na cidade.