sexta-feira, 10 de julho de 2009

Vila Parolin comemora urbanização




Após 50 anos de ocupação irregular Beto Richa iniciou nesta quinta-feira (9) o reassentamento de famílias da margem do rio Vila Guaíra, na Vila Parolin, ocupação irregular mais antiga da cidade, com mais de 50 anos. As famílias estão sendo transferidas para casas construídas pela Prefeitura no mesmo bairro. "Esta é uma data especial. A cidade resgata uma dívida histórica que tinha com estas famílias", disse Richa. "São famílias trabalhadoras, que recebem respeito e tratamento digno. É o início de uma grande transformação para esta comunidade."

A urbanização vai beneficiar 1.507 famílias. Nesta quinta, 50 famílias foram transferidas. Destas, 22 passarão a viver em casas e outras 28 em sobrados que foram construídos pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). "O reassentamento significa uma mudança radical na condição de vida destas famílias e marca também o início do processo de transformação da Vila Parolin", disse o prefeito.

Richa esteve no local de origem das famílias reassentadas e depois visitou as casas novas, na rua Assis Figueiredo. Depois, ele foi até o barracão comunitário onde funciona a sede da Associação de Moradores local e entregou simbolicamente as chaves para representantes dos reassentados. Estavam presentes à solenidade o vice-prefeito Luciano Ducci, a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, o administrador regional do Portão, Fernando Guedes, secretários municipais e o presidente da Associação de Moradores da Vila Parolin, Edson Rodrigues.

O projeto de urbanização da Vila Parolin inclui também a construção de uma escola com 14 salas de aula para atender alunos de 1ª à 4ª série do 1° grau da rede municipal de ensino. A obra já foi iniciada em um terreno localizado na esquina das ruas Lamenha Lins e Francisco Parolin. As famílias sairão de dois pontos da margem do rio. Um deles é próximo à rua João Fagundes Machado e outro fica nas imediações da rua Lamenha Lins.