segunda-feira, 27 de julho de 2009

Richa Filho abre Jornada de Gestão da Informação



Continua repercutindo a participação, neste final de semana, do secretário municipal de Administração, José Richa Filho, na 1ª Jornada de Gestão da Informação, a SuGestão 2009. A Jornada é promovida pela Universidade Federal do Paraná em parceria com o Museu Botânico. O tema principal do encontro, que vai até o dia 2 de agosto, é "A Gestão da Informação e o Desenvolvimento Sustentável".

José Richa Filho disse que a Prefeitura de Curitiba, na gestão Beto Richa, tem tido bom desempenho nessas duas áreas, com projetos e ações que trazem economia de recursos e proporcionam mais e melhores serviços aos cidadãos. "Temos feito bem a lição de casa, quando se trata de compatibilizar desenvolvimento econômico com sustentabilidade, um grande desafio também para os gestores privados. Desde 2005, investimos significativamente em novas Tecnologias da Informação, com bons resultados. Podemos ser mais eficientes, gastando menos. " afirmou.

O secretário citou diversas iniciativas de respeito e proteção ao meio ambiente, por parte da Prefeitura, e que levaram o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a dizer, dias atrás, que Curitiba merece ser a "Capital Mundial da Biodiversidade".

Sob o "guarda-chuva" do conceito BioCidade, a Prefeitura mantém programas como o Lixo que não é Lixo e o de coleta do óleo de cozinha usado. O Museu Botânico, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é o quarto em acervo no país e o único mantido por uma Prefeitura.

A jornada marca os 10 anos do curso "Gestão da Informação" da Universidade Federal. O secretário de Administração mostrou que os professores e acadêmicos tem muita matéria prima para estudar em Curitiba. "As ferramentas da Tecnologia da Informação são cada vez mais necessárias para a modernização das gestões públicas, que buscam ampliar seus resultados. Avançamos bastante no plano da gestão para essa área", afirmou Richa Filho.

Exemplo dessa política está na melhoria do site da Prefeitura, com a instalação de tevê e rádio web, e o link para o fornecedor cadastrar e participar de pregões eletrônicos ? usados para fazer a aquisição de quase 90% dos produtos e serviços que a Prefeitura precisa para funcionar, com expressiva economia de recursos.

Os totens multimídia, com três anos, em agosto atingem a marca de 10 milhões de acessos instantâneos a serviços e informações municipais. A Sala de Situação concentra informações estratégicas para a tomada de decisões, especialmente pelo prefeito. Com adoção de ferramenta eletrônica, o Arquivo Público pode fornecer em um dia cópia de original de documento arquivado na Prefeitura. Antes, a demora era de 40 dias. Como as cópias são disponibilizadas por meio eletrônico ? pen-drive, CD, e-mail ? a administração faz significativa economia de papel; deixa de gastar em combustível para deslocamento dessa documentação entre as Secretarias Municipais; há menos poluição.
Os nove dias da SuGestão 2009 vão reunir professores, estudantes de ensino fundamental, médio e superior, empresários em painéis e exposições, palestras, atividades de educação ambiental, culturais e interativas.