domingo, 12 de julho de 2009

Mais dois municípios da RMC entram no Consórcio do Lixo




Mais dois municípios da Região Metropolitana ingressaram no Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: Tijucas do Sul e Agudos do Sul. A participação de ambos foi aprovada na última sexta-feira, durante a 15ª Assembléia do Consórcio.
"Estamos no caminho para que a solução das questões do lixo seja tratada de maneira integrada. Essas adesões somam ainda mais esforços e união", destacou o prefeito Beto Richa, presidente do Consórcio. Com os novos participantes, o número de municípios integrantes do Consórcio sobe para 19. Na assembléia anterior, foi aprovada a entrada de Piraquara.
Para o prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, a participação no Consórcio significa economia de recursos públicos e também uma solução para acabar definitivamente com o lixão. Segundo Moreira, o lixo recolhido era disposto em um lixão a céu aberto, e o município tinha várias multas ambientais.
"Enfrentamos o problema de duas formas, investindo em separação e reciclagem. O que sobra, mandamos para o aterro de Mafra, em Santa Catarina, e isso custa muito caro para um município pequeno como o nosso. Então, o Consórcio realmente é a solução mais econômica e ambientalmente correta", disse Moreira.
Na assembléia também foi apresentada a situação da licitação para implantação do Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (SIPAR), a usina que vai transformar lixo em matéria prima. Das 30 ações impetradas contra a licitação, o Consórcio obteve decisão favorável da Justiça em 29.
O Consórcio está aguardado o julgamento da última ação para abrir as duas propostas de preço que faltam para se conhecer o vencedor da licitação.